Pará e TAP montam estratégia para alcançar mercado de língua alemã
Entre os dias 26 de novembro e 3 de dezembro, o Pará recebeu operadores de turismo e jornalistas especializados em viagens da Alemanha, Áustria e Suíça. Os profissionais estiveram no Estado como parte de uma ação estratégica coordenada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) em parceria com a companhia aérea portuguesa TAP, que tem como objetivo ampliar o número de turistas oriundos destes mercados emissores, de alto poder aquisitivo na Europa, em solo paraense. O grupo de 13 pessoas pôde conhecer atrativos de Belém, Santarém e Alter do Chão. Na última quinta-feira, 3, a profissional de relações públicas da TAP para estes três países, Lina Leite, apresentou ao corpo técnico da secretaria a palestra “O Perfil do Mercado Alemão e suas Tendências”.
“O Pará é um destino ainda desconhecido do mercado de língua alemã, o que gera uma oportunidade única de se mostrar nestes três países como um lugar novo na Amazônia. A natureza e a cultura são as principais razões motivadoras para atrair este turista. O alemão busca um conhecimento profundo do produto, quer ver e sentir. Ele quer conhecer os sabores, o que for genuíno e autêntico. Tudo aquilo que traz ares de descoberta o atrai, e oferecer possibilidades de experimentação é o caminho para o sucesso de vocês”, disse Lina.
Outro aspecto presente em algumas regiões do Pará onde o turismo ecológico tem maior apelo, como o turismo de pesca, a culinária, a cultura de festividades e pousadas familiares que dão ao visitante a sensação de proximidade com a população local e seus modos de vida, também foram destacados na palestra, assim como a importância do planejamento de ações: “A decisão para uma viagem ao Brasil, qualquer que seja o destino dentro do país, é extremamente ponderada e tomada com antecedência de no mínimo um ano”, ressaltou a RP da companhia aérea.
O gerente de Marketing e Suporte de Vendas da TAP, Klemens Müller, que também atua junto ao mercado germânico, expôs as oportunidades que foram abertas com a vinda do grupo ao Estado. “Trouxemos operadores que nunca estiveram no Pará e que ficaram muito surpresos com o que viram, sentiram e conheceram. Eles se agradaram bastante de tudo. O Pará é um destino para ser vendido como uma segunda ou terceira viagem ao Brasil ou como roteiro complementar a uma viagem inicial. O público alemão é fidelizado”, afirmou
O coordenador de Marketing da Setur, Carlos Figueira, revela que esse trabalho de aproximação começou em 2013. “Recebemos aqui a comitiva da TAP e também como resultados das nossas participações na Internationale Tourismus-Börse, em Berlim. Então, desenhamos uma estratégia articulada para a vinda de operadores e jornalistas da Alemanha, Áustria e Suíça. Eles vieram nos passar a expertise e a visibilidade sobre o que precisamos fazer, melhorar e aperfeiçoar para alcançarmos e crescermos nestes mercados”.
Para a diretora de Produtos Turísticos da Setur, Conceição Silva, a meta traçada no Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará é fazer do Estado o destino turístico líder da Amazônia até 2020. “Esse é o arranjo produtivo do mercado turístico focado no consumo através da definição de segmentos com público-alvo definido. A tônica da segmentação é a competitividade do Estado do Pará. 2020 é uma meta possível de ser alcançada, pois nós temos os recursos para tal. Por isso, precisamos ouvir a voz do mercado”, concluiu.