Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Escola Técnica Dom Pirovano promove Semana de Ciência e Tecnologia em Marituba

Evento abordou assuntos como energia renovável, conservação da biodiversidade, gestão de resíduos e agricultura sustentável, entre outros

Por Lilian Guedes (PC)
07/06/2024 11h44

A Semana de Ciência e Tecnologia da Escola de Ensino Técnico Dom Pirovano, em Marituba, na Grande Belém, entre os dias 5 e 6 de junho, desenvolveu o tema “Tecnologia da Informação e a Sustentabilidade”. 

A programação incluiu painéis de discussão, workshops práticos, exposições de projetos sustentáveis e feiras de produtos ecológicos. O diretor da Escola, Paulo César, ressalta que o momento é uma troca de conhecimento que promove a conscientização.

“O objetivo principal é destacar as pesquisas e inovações mais recentes relacionadas à sustentabilidade, fornecer educação ambiental e inspirar ações tanto individuais quanto coletivas para proteger o meio ambiente. Buscamos desenvolver conscientização sobre questões ambientais e o papel da ciência e da tecnologia na busca por soluções sustentáveis. Este ano fizemos dois dias de apresentações de projetos dos nossos alunos e foi uma troca de conhecimento muito boa”, disse o gestor.

Foram explorados temas fundamentais, como energia renovável, conservação da biodiversidade, gestão de resíduos, agricultura sustentável e transporte verde. Além disso, serão discutidas questões importantes sobre mudanças climáticas, poluição e os desafios enfrentados pelos ecossistemas globais. 

“Estes eventos não apenas promovem o conhecimento sobre questões ambientais, mas também incentivam a adoção de práticas sustentáveis em diversas áreas da vida cotidiana, desde o consumo consciente até a conservação dos recursos naturais”, afirma a professora coordenadora da Semana, Úrsula Lira.

Um dos destaques da semana foi o projeto “RPG Tech Education - Jogo: Vivenciando as Consequências do Garimpo Ilegal na Amazônia”, liderado pelo professor Harrison Yunes e seus alunos do curso técnico de informática. O Jogo consiste em trazer de forma lúdica informação sobre o que acontece no garimpo e de que maneira isso prejudica o meio ambiente. 

“A importância desse trabalho é falar sobre o que está acontecendo na nossa Amazônia hoje, por conta dos crimes ambientais que o garimpo está causando na Amazônia, não só para os ribeirinhos, mas também para os visitantes. O trabalho RPG Tech foi desenvolvido para contar histórias e conscientizar as pessoas em forma de jogo. O nosso RPG foi todo elaborado com personagens com características paraenses, já que estamos no Pará e falando sobre a Amazônia. Foi feito de uma forma lúdica para conscientizar” diz Júlia dos Santos, aluna do curso técnico em informática. 

Além disso, uma exposição liderada por alunos do curso técnico de Enfermagem, sobre coordenação do professor Júlio Cesar, trouxe para a discussão o tema: “Impactos Ambientais em Relação à Saúde”. Esta Abordagem tratou de uma crise ambiental e de saúde que o Rio Grande do Sul está passando com as últimas enchentes, onde milhares de pessoas ficaram desabrigadas e suscetíveis a doenças como dengue e leptospirose devido à crise climática.

“Ficamos responsável pelo tema “Impactos Ambientais em Relação à Saúde". Então, nosso trabalho está falando de muitas doenças causadas pelos impactos ambientais: pneumonia, tuberculose, leptospirose, dengue. A importância desse trabalho é mostrar às pessoas para elas ficarem atentas tanto à saúde delas quanto ao meio ambiente, porque se você poluir, se você queimar, se você não reutilizar isso pode causar graves consequências”, disse a aluna  Kaylane Almeida.

A Semana de Ciência e Tecnologia é mais do que um evento informativo, é uma plataforma para inspirar mudanças positivas. Ao conectar ciência, tecnologia e sustentabilidade, ela busca fomentar uma consciência ambiental mais profunda e incentivar ações concretas que contribuam para um futuro mais verde e equilibrado para o nosso planeta.

Texto de Carla Couto / Ascom Sectet