Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

CIIR celebra o Meio Ambiente com oficinas e selo 'Atitude Sustentável' para profissionais

Os usuários podem ter acesso aos serviços do Complexo de Reabilitação do governo estadual, por meio de encaminhamento das unidades de saúde

Por Pallmer Barros (CIIR)
07/06/2024 11h34

Desde a última quarta-feira (5) até esta sexta-feira (7), o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação, em Belém, celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com vasta programação sustentável. O evento envolveu usuários com acompanhantes e os profissionais do CIIR, que juntos, aderiram à causa da data enfatizada anualmente.   

Organizado pela Comissão de Sustentabilidade, o evento, que também foi realizado no Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), serviço gerenciado pelo CIIR, proporcionou oficinas de produção de sabão ecológico e plantio de hortaliças; quiz com painel temático; e a entrega do selo “Atitude Sustentável” aos colaboradores que participaram da entrega de resíduos e orgânicos ao longo dos últimos meses, na instituição. 

“É gratificante acompanhar a evolução e mudança de hábitos dos profissionais e usuários em cada ação que realizamos. Valoroso estar em uma instituição que se compromete em usar os recursos naturais com responsabilidade e investir no bem-estar do planeta”, pontua a presidente da Comissão, Denise Morais, que destaca ainda, o contato com a natureza sendo um suporte interessante que agrega valores no plano terapêutico do reabilitando.

Agatha Chaves, de 2 anos, se divertiu na oficina de plantio de hortaliçasQuem aproveitou bastante o plantio de hortaliças, no Jardim Sensorial, foi a pequena usuária, Agatha Chaves, de 2 anos, que acompanhada de sua avó, Keila dos Santos, 43 anos, plantou e regou o vegetal com incentivo à preservação do meio ambiente. 

“Não imaginava em meio ao atendimento ter esta oportunidade. Achei interessante a criança ter o contato com a natureza; ainda sendo com a participação da minha neta. No próximo atendimento no CIIR, a gente vem visitar o jardim e se tiver outra ação de sustentabilidade, iremos participar com certeza”, planeja a moradora de Salvaterra, no município do Arquipélago do Marajó.

Profissionais do CIIR recebem selo Atitude SustentávelProjetos Sustentáveis - As atitudes sustentáveis seguem no CIIR ao longo do ano em um ambiente arborizado com 1.640m², o Jardim Sensorial, um local de pura natureza vertical com plantas, ervas e hortaliças, que são colhidas e distribuídas para a comunidade assistida com o intuito de conscientizar a uma alimentação mais saudável.

Ainda, o espaço é utilizado para a realização de terapias ao ar livre que é composto por uma cascata que proporciona conforto térmico ao ambiente, minimizando o calor e, principalmente, promove a sonoridade, pois o som emitido pela água caindo ao chão, leva tranquilidade ao reabilitando em atividade.

Outra ação de educação ambiental é a “Feira Sustentável” com o intuito de valorizar e oportunizar a um comércio de sustentabilidade oriundo de reaproveitamento empreendedor, além do “Eco CIIR” que realiza a coleta e destinação correta de resíduos.

O E+ Reciclagem, em parceria com a concessionária de energia elétrica Equatorial Energia, estimula os profissionais a trazerem resíduos ao Centro e, a Comissão de Sustentabilidade, por sua vez, recebe e realiza a pesagem do material. De acordo com Denise Morais, quem mais contribui, recebe o selo “Atitude Sustentável” e participa do sorteio anual do saldo gerado, podendo ser contemplado com desconto diretamente em sua conta de energia elétrica.

Atendimento - Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual.

Serviço: O Complexo de Reabilitação pertence ao Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.