Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Escola Técnica Vilhena Alves realiza I Feira de Ciências alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente

O evento promoveu a integração entre o conhecimento científico, o espírito empreendedor e a consciência ambiental, focado no desenvolvimento de práticas sustentáveis entre os alunos

Por Lilian Guedes (SECOM)
06/06/2024 14h13

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Escola de Ensino Técnico Vilhena Alves, realizou a I Feira de Ciências, Empreendedorismo e Sustentabilidade. O evento promoveu a integração entre o conhecimento científico, o espírito empreendedor e a consciência ambiental, focado no desenvolvimento de práticas sustentáveis entre os alunos.

Com o tema "Saberes e experiências em sustentabilidade e empreendedorismo na EETEPA Vilhena Alves", a Feira foi uma celebração dos conhecimentos e experiências acumulados na escola, como ressalta a diretora da escola, Vânia Carneiro.

"O objetivo é fomentar a interação entre alunos, professores e demais segmentos da comunidade escolar, estimulando o debate e a colaboração em torno de iniciativas sustentáveis e empreendedoras", afirmou a gestora.

Os alunos participaram também da oficina "Práticas de Sustentabilidade: Produção de Ecovassouras, Processo de Compostagem Caseira, Produção de Sabão Artesanal, Reaproveitamento de Papel e Produção e Artes com Resíduos", atividade importante sob a coordenação de curso de Meio Ambiente, Elias Brandão e idealizador da Feira.

Elias Brandão - coordenador e idealizador da Feira"O objetivo dos projetos é compartilhar as experiências dos alunos para que ganhem uma extensão maior para outras escolas e inspirem outros professores e alunos", pontuou Elias. 

Um dos projetos apresentados na Feira aborda a fabricação de um óculos de realidade virtual e é coordenado pela professora Joana Sousa que ministra a disciplina Tecnologias Emergentes e tem como foco os alunos de Técnica em Informática para que estudem e pesquisem sobre realidade virtual. 

Joana Sousa - professora e coordenadora do projeto sobre óculos de realidade virtual "É uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema computacional, mostrando seus meios de tecnologia e aplicações na realidade. O projeto veio pra mostrar que a Tecnologia também pode ser sustentável. Os alunos desenvolveram os óculos  de realidade virtual com a utilização de material sustentável, como papelão e garrafas pets, mostrando que é possível criar tecnologia sustentável e a construção de um óculos de realidade virtual", disse a coordenadora Joana. 

Silvana Ribeiro Para a aluna, Silvana Ribeiro, estudante do curso Técnico de Informática, a programação é um lugar onde expor os trabalhos traz benefícios para o meio ambiente e para a sociedade, pois os projetos buscam soluções de sustentabilidade inclusiva. 

"Os óculos de realidade virtual são aparelhos com equipamentos de custo elevado. Como aluna do curso eu pude ver que através da sustentabilidade nós podemos ter essa oportunidade e incluir as pessoas que não possuem acesso a esse equipamento", diz Silvana.

Texto: Carla Couto/Ascom Sectet