Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POVOS INDÍGENAS

Secretaria de Povos Indígenas e Corpo de Bombeiros firmam parceria para curso de brigada de incêndio para indígenas

Por Governo do Pará (SECOM)
06/06/2024 08h00

A Secretaria de Estado dos Povos Indígenas reuniu com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), Jayme Benjó, para alinhar ações de combate a incêndios florestais em territórios indígenas do Estado. Durante a conversa, foram discutidos meios de fornecer conhecimento sobre formação de brigadas de incêndios.

No período do “verão amazônico”, ano passado, o governo do Pará reforçou a prevenção de combate a incêndios florestais, mas a seca intensa foi desafiadora e grandes esforços do corpo de bombeiros foram feitos para evitar as queimadas.

“Nós já temos, por meio do Governo do Pará, um trabalho pedagógico de combate a incêndios com a Operação Fênix, e nós devemos incluir os povos indígenas nessas ações. É muito importante esse diálogo, para a gente conhecer as principais regiões para a formação de brigada militar. Outro ponto importante é que essa parceria entre os órgãos é importante. Trabalhar em colaboração é necessário. Com parcerias, no dia da entrega dos certificados, a gente poderá entregar um kit de equipamento de proteção individual (EPI)”, frisou o comte. Benjó.

Para a secretária da Sepi, Puyr També, unir o conhecimento ancestral dos povos originários das florestas com o conhecimento e qualificação de técnicas de prevenção a incêndios dos bombeiros é fundamental para combater.

"Com a formação, vai agregar muito o conhecimento. A gente começa esse projeto-piloto e depois pode expandir para as outras regiões aqui do estado, porque estamos muito preocupados com esse período de secas e possíveis incêndios florestais que chegam com o verão amazônico. Com esse curso, imagine os povos indígenas se qualificando tecnicamente? Essa troca de conhecimentos vai ser importante”, enfatizou a titular da Sepi.

As ações de realização do curso e os planos de metodologia usados pelos bombeiros, assim como o período e locais que deverão ser realizados, serão divulgados em breve.