Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital do Baixo Amazonas começa mutirão de cirurgias no oeste do Pará

Unidade vai realizar 1,8 mil cirurgias extras no período de um ano, uma média de 150 por mês para reduzir a fila de espera

Por Gustavo Campos (SECOM)
05/06/2024 10h56

O Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do Pará, começou, nesta segunda-feira (3), um mutirão de cirurgias que deve durar um ano. O objetivo da ação é reduzir a fila de espera pelas cirurgias eletivas, procedimentos programados que não são considerados de urgência.

O mutirão terá o total de 1.800 cirurgias extras, uma média de 150 procedimentos a mais por mês. As cirurgias do mutirão serão nas especialidades de: ortopedia, ginecologia (geral e oncoginecologia), mastologia, cirurgia pediátrica e a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE).

"Estamos avançando na redução de filas em Santarém e toda a região oeste do estado com esse pacote de procedimentos. Serão cirurgias extra, além da meta habitual do hospital. Faremos cirurgias no turno da noite, aos finais de semana, identificando os momentos de menor utilização do bloco cirúrgico, otimizando o serviço e realizando esses 1.800 procedimentos em 12 meses", explicou o secretário adjunto de gestão de políticas de saúde, Sipriano Ferrraz.

Uma das primeiras pacientes beneficiadas será a Célia Mara Duarte, de 55 anos. Há cinco anos, ela faz tratamento oncológico na unidade e hoje está na fase de acompanhamento com os profissionais do hospital. A professora aguardava a realização de uma histerectomia.

"A gente fica feliz, é gratificante, até porque tem essa ansiedade, aguardando ser chamada para resolver o nosso problema de saúde. O mutirão é uma esperança para que outras mulheres sejam chamadas para a realização das cirurgias e dos procedimentos que precisam. É gratificante esta ação para reduzir a fila de espera", destacou a paciente.

Novos leitos - Entre janeiro e maio de 2024, o HRBA já realizou 2.671 cirurgias de média e alta complexidade em 20 especialidades médicas. Uma média de 534 procedimentos por mês. 

Para atender a demanda extra do mutirão, a unidade vai ganhar 10 novos leitos cirúrgicos, que serão utilizados para receber os pacientes no pré-operatório e também pós-cirurgias. Além de toda uma logística preparada pela unidade para realizar esta ação. 

"Nos preparamos com insumos, que são os medicamentos e materiais que estes pacientes vão precisar; aumentaremos mais esses dez leitos para o pré e pós-operatório; vamos precisar incrementar nossas equipes para assistir esses pacientes, sobretudo o nosso time multiprofissional. E em relação à equipe médica, aumentamos o serviço desses profissionais, para atender a demanda com um número maior de cirurgias. A gente se planejou para este formato, com o grande objetivo de dar qualidade de vida e retomar a saúde de cada paciente que aguarda por uma cirurgia", ressaltou o diretor técnico do HRBA, Gustavo Estanislau. 

Serviço: O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência em média e alta complexidade, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.   

A unidade pertence ao governo do Pará, e é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na avenida Sérgio Henn, nº 1.100, no bairro Diamantino, em Santarém.