CredCidadão concede R$ 100 mil em microcrédito para empreendedores de Ananindeua
O programa CredCidadão entregou na tarde da última sexta-feira 4, no auditório da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária (SEGEF), em Ananindeua, a concessão de microcrédito para 32 pessoas beneficiadas através das linhas convencional e mototaxistas, que com o benefício em mãos, farão do crédito um instrumento para gerar lucro, no intuito de melhorar a qualidade de serviço e do empreendedorismo no município, seja ele de forma formal ou informal.
Esta é a quinta ação de integração que o programa realiza em Ananindeua, onde esse ano firmou um Termo de Cooperação Técnica com o CredCidadão. Ananindeua é um dos municípios com o maior número de beneficiados este ano.
O comitê de crédito disponibilizou nesta ação R$ 100 mil reais. As atividades com maior demanda foram comércio, confecção, mercadinho, armarinho, papelaria, bijuterias. Nesta ação, houve um mototaxista contemplado.
Além do recurso concedido, a prefeitura de Ananindeua em parceria com as instituições do SEST/SENAT e da Associação dos Batedores de Açaí do município, entregou 92 certificados de capacitação para pessoas que trabalham como batedores e vendedores de açaí, com o objetivo de qualificar os comerciantes para melhorar os serviços desse ramo na região e nas comunidades locais. Além disso, foram entregues também 48 certificados de capacitação para as pessoas que se inscreveram em oficinas, cursos e palestras sobre empreendedorismo.
Estavam presentes no evento, o prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro a Diretora Geral do CredCidadão, Tetê Santos, a presidente da Câmera Municipal de Ananindeua, Francy Pereira, o secretário de Desenvolvimento, Allan Bittar, além de representantes de grupos locais e de associações.
Durante a entrega, Tete Santos falou sobre os cuidados na hora de sacar o benefício nos bancos e também explicou que o crédito é um instrumento de oportunidade para gerar renda. “Cada pessoa que recebe o benefício não é uma pessoa isolada. O benefício é um instrumento para gerar renda própria, onde você, seu marido, sua mulher e seus filhos também são beneficiados. Um crédito concedido a uma pessoa é um crédito concedido a uma família inteira’’ destacou a diretora.
Para o secretário Allan Bittar, Ananindeua teve um passo importante para o avanço de emprego, onde gerou mais oportunidades aos moradores da região, através do CredCidadão, fazendo com que ele se destacasse como um dos municípios onde tem menos inadimplentes no Estado.
“O programa vem trabalhando com o micro e pequeno empreendedor, vamos gerar mais de 80 novas atividades, atividades de vários setores. O CredCidadão em meio à crise vem se destacando como ferramenta no combate do desemprego local’’, disse o secretário. ‘’Isso faz com que Ananindeua seja um município onde tem menos inadimplente’’ finalizou.
No final do evento, o prefeito Manoel Pioneiro junto com as autoridades da bancada, entregaram quatro tanques de branqueamento de açaí. “Entrego hoje esses tanques que ajudaram no trabalho dessas pessoas que vendem e cuidam e já são capacitadas com o comercio de venda e manipulação açaí. Espero poder entregar muitos outros daqui em diante”, disse o prefeito.
O CredCidadão, desde o início de suas atividades, já liberou mais de 4 milhões em recursos para todos os contemplados do programa em 2015. E tem como objetivo chegar aos cinco milhões só de recursos liberados. Uma forma de minimizar a crise que enfrenta os estados e municípios de todo o país, dando oportunidade a quem tem um negócio e não tem o instrumento para poder fortalecer ou começar o serviço.