Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Usuários e profissionais do CIIR destacam a importância da bicicleta como um transporte econômico e sustentável

Por Governo do Pará (SECOM)
04/06/2024 14h19

Considerada um 'transporte verde', a bicicleta é uma das opções mais econômicas e sustentáveis de mobilidade urbana. O uso cotidiano do equipamento é realidade de muitas pessoas, por diversos benefícios, entre eles, para fins laborais e tarefas do dia, e para o planeta, especialmente pelo período vigente, em que é celebrado a Semana do Meio Ambiente.

Além disso, nesta segunda-feira, 3, o mundo celebrou o ‘Dia Mundial da Bicicleta’. Para validar a importância desse meio de transporte, o Centro de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, por meio de sua Comissão de Sustentabilidade, lembra a data ao destacar a atitude sustentável praticada, diariamente, por profissionais e usuários assistidos pela instituição.

Denise Morais, presidente da Comissão de Sustentabilidade do CIIR, e o colaboador José SilvaPara o assistente de Oficina Ortopédica do CIIR, José Silva, 49 anos, o uso da bicicleta faz parte da sua rotina há três anos. Apesar de possuir um automóvel, ele prefere percorrer um trajeto diário de 14 quilômetros de ida e vinda de sua casa até o trabalho. “Eu considero essa atitude muito importante, porque o uso da bicicleta nos possibilita maior praticidade, rapidez no trânsito, contribui com o meio ambiente e ainda nos proporciona uma atividade física”, disse o profissional, que usa a bicicleta para ir ao trabalho quatro vezes na semana.

O profissional acrescenta ainda que atitudes como essa estimulam outras pessoas, mas pondera. “É válido também ressaltar a importância do uso dos equipamentos de proteção, como o capacete, e faz-se necessário ter muita atenção no trânsito”, completou.

Quem também compartilha da mesma conduta é o casal Flávio Caldas, 63 anos; e Lena Freitas, 45 anos, que ontem, vieram na bicicleta com garupa ao CIIR, mesmo debaixo de chuva. “Comecei a usar bicicleta aos 18 anos para ir ao trabalho, ir à feira, para tudo no meu dia a dia, por uma questão de praticidade, economia e rapidez. Hoje, andar de bicicleta para mim é um 'hobby'. A prática envolve ainda outros fatores importantes, como a nossa saúde, já que estimula a prática de atividade física, e gera conscientização ambiental", disse o vigilante, que veio ao CIIR acompanhado da esposa para uma consulta com o urologista.

O casal Flávio e Lena após consulta médica no CIIR.“O incentivo ao uso da bicicleta aos profissionais e a nós, usuários, é uma ideia ótima, porque traduz a necessidade de conscientização ambiental e traz muitos benefícios: econômicos, sociais e, principalmente, à nossa saúde”, finalizou o usuário que faz parte de um grupo de dezenas de pessoas, atendidas pelo CIIR, que usam a bicicleta como meio de transporte.

Sustentabilidade - Segundo a presidente da Comissão de Sustentabilidade do CIIR, Denise Morais, essa prática sustentável sobre duas rodas possibilita a um grupo de colaboradores do Centro de Reabilitação economizar, por mês, mais de 400 quilos em emissão de carbono ao planeta. Ela ressalta ainda que a ação de incentivo à redução da emissão de carbono torna-se também algo divertido, com a formação de grupos de "pedal" que possibilitam conhecer outras pessoas. “É saudável, pois o colaborador deixa o sedentarismo; é sustentável, pois o ato de pedalar não polui, e reduz o número de carros nas ruas. Aqui no CIIR temos uma média de 15 colaboradores que utilizam a bicicleta como principal meio de transporte para vir trabalhar ou para realizar suas tarefas diárias”, explicou.

O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PCDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O Centro de Inclusão é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. Funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.

Texto: Tarcísio Barbosa - Ascom/CIIR