Estado entrega 61 novos leitos e amplia assistência no Hospital Geral de Tailândia
Equipamentos vão contribuir ainda mais para a melhoria da qualidade do atendimento e do conforto dos pacientes em tratamento
Dando continuidade aos investimentos em saúde pública do Estado, o governo do Pará, por meio da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa), enviou 61 novos leitos elétricos com tecnologia de ponta para o Hospital Geral de Tailândia (HGT).
Os equipamentos vão contribuir ainda mais para a melhoria da qualidade do atendimento e do conforto dos pacientes atendidos. Os novos equipamentos vão substituir os atuais leitos da Clínica Médica, onde serão instalados 21 novos leitos destinados aos pacientes que necessitam de cuidados clínicos.
Na Clínica Cirúrgica/Obstétrica, serão disponibilizados mais 21 leitos, atendendo tanto pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos, quanto aquelas em cuidados obstétricos; 6 leitos na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), destinada a pacientes que necessitam de mais monitoramento; 3 leitos na Central de Parto Normal (CPN), e 10 leitos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), que será inaugurada com a nova ampliação do HGT.
Fátima-Alves, 47, destaca o conforto e a praticidade dos equipamentos “A entrega desses novos leitos ao HGT representa um marco importante na melhoria da infraestrutura hospitalar do Estado. Com a adoção de tecnologias mais modernas, buscamos não apenas aumentar a capacidade de atendimento, mas também oferecer um cuidado mais humanizado e eficiente aos nossos pacientes. Este é mais um passo significativo dos esforços contínuos do Governo do Pará para fortalecer o sistema de saúde e garantir que a população receba o melhor atendimento possível,” declarou a Secretária de Saúde do Pará, Ivete Gadelha Vaz.
O diretor executivo do HGT, Cristian Tassi, compartilhou sua perspectiva sobre os recentes investimentos na unidade hospitalar. "Esta iniciativa representa mais um avanço significativo na qualidade do atendimento que oferecemos aos nossos pacientes. Gostaria de expressar minha profunda gratidão pelo empenho do Governo do Pará, via Sespa, além da dedicação de todos os envolvidos nesse processo. Com esses equipamentos, estamos ainda mais preparados para proporcionar um cuidado de excelência e conforto aos que procuram nossos serviços de saúde", destacou o gestor.
Segundo o diretor Técnico do HGT, o médico Marcello Ferreira, por possuírem um tamanho diferenciado, largura maior que os atuais e sendo elétricos, os novos leitos facilitam significativamente o posicionamento e o manejo dos pacientes, além de garantir mais conforto e praticidade na higienização. Essa característica elétrica também simplifica o trabalho da equipe assistencial, contribuindo para um atendimento mais eficiente.
Aprovação - Ziziane Mendes, 35 anos, está acompanhando sua afilhada e sobrinha, Maite Vitória, de 3 anos, que está internada há 4 dias no HGT devido a pneumonia. Ela elogiou a unidade hospitalar pelos avanços recentes e ressaltou a importância dos novos equipamentos para o cuidado dos usuários internados.
"Já estive aqui no HGT acompanhando outros familiares meus, e nunca tivemos nenhum problema, pois sempre fomos bem tratados pelos funcionários que nos ajudam. Acredito que toda e qualquer melhora na estrutura do HGT vai ajudar a melhorar o que já é bom, pois facilita a estadia do paciente internado, mesmo durante esse período que muitas vezes é difícil para alguns. Então, quanto mais conforto e mais à vontade esse paciente estiver, melhor será a recuperação dele aqui", finalizou a usuária, que reside no bairro Novo, em Tailândia.
Dados - Em 2023, foram registradas mais de 4.813 internações na unidade hospitalar. No primeiro trimestre deste ano, os dados de internações por setor foram os seguintes: na Clínica Obstétrica, 541 internações; na Clínica Cirúrgica, 388 internações; na Clínica Médica, 385 internações; e na Unidade de Cuidados Intermediários, 64 internações. Além disso, a unidade hospitalar realiza uma média de 33 mil atendimentos mensais.
Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço - O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 99202-5964.
Texto de Andrey Silva / Ascom HGT