Arquivo Público do Pará dá inicio a Semana de Arquivos na próxima terça-feira (4)
A programação terá palestras e oficina que irão abordar o tema “Arquivos Acessíveis”
Na próxima terça-feira (3), começa a 8ª Semana Nacional de Arquivos, com o tema “Arquivos Acessíveis”, em alusão ao Dia Internacional dos Arquivos, 9 de junho. Sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), o Arquivo Público do Estado do Pará (Apep), promove uma programação gratuita com palestras e oficinas. Serão discutidos diversos níveis de acessibilidade, diversidade, tecnologias, entre outros temas. A ação tem apoio da Associação Paraense de Pessoas com Deficiência.
“Acessibilidade sempre foi uma das missões institucionais dos arquivos públicos, seja para promoção da cidadania ou a produção de conhecimento. Nos últimos anos, voltou a ser debatida e problematizada sob novos prismas, no que se refere aos documentos digitalizados e natas digitais, e com antigas pautas não resolvidas, como a reivindicação e a provocação aos arquivos para as demandas de pessoas com deficiência. É sobre essa análise que o Arquivo Público do Estado do Pará, convida a sociedade de uma forma geral, para discutir a acessibilidade.” Afirma o diretor do Apep, Leonardo Torii.
Todas as atividades serão realizadas no Arquivo Público do Estado do Pará, com participação de representantes do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e da Associação dos Pais dos Projetos Sociais Criança Modelo. A primeira será a palestra “O enfrentamento ao capacitismo e de outras práticas discriminatórias em instituições arquivísticas” ministrada pela Dra Regina Barata, às 9h.
Mais tarde, às 10h, representando a Secult, a Msc. Gláfira Lobo irá abordar a temática “Os caminhos da gestão democrática para o alcance do protagonismo da pessoa com deficiência e do migrante”.
Nos próximos dias, quarta-feira (5) e quinta-feira (6), ocorre a oficina “Ações emergenciais em acervos no suporte de papel atingidos por inundações e outros sinistros”. A ação será no Laboratório de Conservação do Arquivo Público, com apenas 12 vagas. As inscrições serão pelo e-mail [email protected], onde devem ser informados o nome, telefone e instituição do participante. Com início às 9h, a atividade será lecionada pelo servidor João Rodrigues Lopes, até às 12h.
Texto: Juliana Amaral, Ascom Secult