Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'SEREI AMOR'

Exposição no São José Liberto apresenta joias inspiradas no Dia dos Namorados

Com entrada franca, o público pode conferir a exposição até o dia 12 de junho

Por Aldirene Gama (SEDEME)
01/06/2024 18h29

Com o tema "Serei Amor", a exposição de joias alusiva ao Dia dos Namorados foi aberta na tarde deste sábado, 1º de junho, no Anfiteatro Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto (ESJ), em Belém.

Com entrada franca, o público pode conferir a exposição até o dia 12 de junho, de terça a sábado, das 10h às 18h, e aos domingos e feriados, das 10h às 14h. O evento é uma realização dos lojistas do ESJL, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), responsável pela gestão direta do espaço.

A coleção, composta por cerca de 40 peças autorais, inclui anéis, brincos, pulseiras, pingentes, cordões e outros itens, criados e produzidos por designers, ourives, lapidários e demais profissionais que atuam no Programa Polo Joalheiro do Pará.

Na composição, são utilizados metais nobres como ouro branco, ouro amarelo e prata, adornadas com uma variedade de gemas naturais, incluindo ametista, esmeralda, quartzo, rosa, green gold, rubi, safira, topázio, entre outras. As peças exibem designs únicos desenvolvidos com técnicas inovadoras, algumas com a aplicação de técnicas artesanais paraenses.

O público que compareceu à abertura da exposição foi recepcionado ao som de músicos da Cooperativa de trabalho de arte da Amazônia(Coopam).

Segundo a coordenadora de projetos estruturantes da Sedeme, Poliana Gualberto, o evento pretende promover os segmentos de joias e gemas, valorizando a produção autoral, além de estimular a economia local e, consequentemente, a geração de emprego e renda.

"O Pará tem designers de joias talentosos. Todas às vezes que visito o Polo Joalheiro, me surpreendo com a arte e criatividade em forma de joias produzidas por profissionais paraenses. Precisamos prestigiar mais os nossos artistas locais", disse a técnica cultural Jane Silva, ao visitar a exposição.

"A exposição traz visibilidade para o nosso trabalho. É uma forma de apresentarmos nossa arte para uma carteira maior de clientes ou possíveis compradores", disse o designer José Leuan, que integra os profissionais que atuam no São José Liberto. Ele traz para a exposição o conjunto de brincos, cordão e pingente em ouro 18k  adornado com pedras naturais como o  topázio azul, além de peças em prata com desenhos da iconografia  marajoara e outras.

Participam da exposição Júlia Mendes, da Amorimendes; José Leuan Monteiro, da Joalheria Brilho da Mata; Maria da Conceição, da Belém da Saudade; Joseli Limão, da Danatureza; Lindalva Azevedo, da Amazônia; Leila Salame, da Gemas do Mundo; Marcelo Monteiro, da Ourogema; Ramirez Garcia, da Rhama Joias; Tânia Amaral, da Amazonita; além dos empreendedores da Loja Colaborativa, gerenciada por Aladir Assunção.