Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BANCO DE SANGUE

Estação de Coleta Hemopa Castanheira completa um ano de atividade com mais de 23 mil voluntários

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/12/2015 16h55

“A partir do momento que soube da inauguração desse ponto aqui, voltei à prática da doação. Pra quem mora nessa região de Ananindeua e Marituba, é uma conveniência muito grande”, conta o segurança Márcio José Silva Santana, 39, ao finalizar mais uma doação na Estação de Coleta Hemopa Castanheira, que completará um ano de atividade no próximo dia 10.

Parte da estratégia de descentralização do serviço de coleta da Fundação Hemopa, a unidade já recebeu mais de 23 mil voluntários à doação de sangue e gerou quase 18 mil bolsas, tornando-se responsável por 30% do total de comparecimentos de candidatos na Fundação Hemopa.

Um dos 90 mil doadores cadastrados do munícipio de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB), Márcio Santana frequentava regularmente a sede do hemocentro quando morava no bairro do Jurunas, em Belém, mas desde que mudou-se para o município vizinho não conseguiu manter a regularidade em razão da dificuldade de acesso e da distância. “Era muito difícil ir para aqueles lados, agora fico feliz de poder voltar a exercer esse gesto de solidariedade”, comenta.

A equipe da unidade, composta por 10 técnicos, entre enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, agentes administrativos, agentes de portaria e agentes de serviços gerais, realiza uma média de 2105 atendimentos por mês e 80 por dia. Das coletas efetivadas na unidade, 70% são do sexo masculino, 30% foram feitas por doadores de primeira vez e 24% são esporádicas.

A presidente do Hemopa, Ana Suely Saraiva, destaca que a descentralização tem sua importância por facilitar e aproximar a Fundação da comunidade. “Isso permite que o ato de doar sangue faça parte da rotina das pessoas. Muitos doadores voltaram à atividade pela acessibilidade oferecida. Destaco as mulheres por exemplo, que respondem por 30% dos comparecimentos. É um número satisfatório, dentro das recomendações do Ministério da Saúde para o segmento feminino, o que caracteriza o aumento de cidadãos engajados na causa da doação de sangue”, informa.

Para Paulo Czrnhak, diretor operacional do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), a estação fomentou a ampliação do número de doadores, já que facilitou o acesso do cidadão ao órgão, e consequentemente, uma maior sensibilização para que todos possam contribuir com essa rede de solidariedade. “Somos parceiros do Hemopa na busca ativa por doadores e, principalmente, beneficiados com a manutenção da agência transfusional abastecida”, declara.

Luiz Cláudio Chaves, diretor geral do Hospital Ophir Loyola (HOL), lembra que na condição de Centro de Referência em Oncologia e Transplantes, a instituição é um dos maiores beneficiários das ações do Hemopa. “Pela necessidade que os nossos pacientes tem de sangue e hemoderivados, encaramos a parceria como um gesto de solidariedade e reciprocidade. O trabalho que fazemos junto aos familiares e amigos dos pacientes que aqui se tratam deve ser fortalecido para a continuidade e segurança dos nossos serviços”, explica.

Beneficiária das doações feitas no hemocentro, Maria Oliveira, de 49 anos, está há 20 dias internada no HOL onde aguarda por uma cirurgia. Durante esse tempo ela precisou receber três bolsas de sangue que vieram de pessoas desconhecidas, mas que ajudaram a prepará-la para o procedimento. “Nunca imaginei que ia precisar de sangue, mas hoje vejo o quanto é importante para pacientes como eu que lutam pela vida”, afirma.

Quem pode doar sangue - Candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 69 anos, e peso acima de 50 kg. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum, ao contrário, recomenda-se uma boa alimentação antes da doação. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três.

Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109, e realiza coleta de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, no acesso ao Castanheira Shopping, e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa 0800 280 8118.