Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

CIIR completa seis anos com mais de 1,4 milhão de atendimentos e cerca de 96% do índice de satisfação dos usuários

Por Governo do Pará (SECOM)
31/05/2024 20h12

Esta sexta-feira, 31, foi marcada por muita alegria, comemoração e integração no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, que encerrou a programação festiva ao seu aniversário de seis anos, festejado anualmente, em 30/05. O evento reuniu cerca de 150 pessoas no Auditório, entre colaboradores, usuários e seus acompanhantes, que celebraram a marca de aproximadamente 1,5 milhão de atendimentos e 96% do índice de satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Os seis anos do CIIR representam um marco de excelência e compromisso com a reabilitação e inclusão. Com mais de 1 milhão de atendimentos e 96% de satisfação, reforçamos a importância na qualidade de atendimento. Seguiremos dedicados a oferecer serviços inovadores e de alta qualidade, transformando vidas e promovendo a autonomia dos nossos usuários”, declarou a Secretária de Saúde Pública do Pará, Ivete Vaz.

 “CIIR 6 anos- Excelência de gestão centrada da pessoa”. Foi o slogan da programação realizada em maio com ações de educação em saúde, lúdicas e culturais, para compartilhar com a população os avanços e a modernização da gestão centrada no cuidado da pessoa que, ao longo desses anos, alcançou 1.465.137 milhão de atendimentos, distribuição de equipamentos e meios auxiliares de locomoção para pessoas com deficiência como cadeira de rodas, aparelhos auditivos, próteses e órteses, oculares , faciais, entre outros.

Entre os usuários assistidos pela equipe multiprofissional do CIIR, está a pequena Luiza Manuela, 6 anos, filha do casal Maria Elinete Lima, 35 anos; e Danilo Tacio, 28 anos. Com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ela é assistida há um ano pela equipe multiprofissional do Núcleo de Atendimento do Espectro Autista (Natea) que já apresenta nítidas evoluções, percebidas pelos pais

Os pais Maria Elinete e Danilo Tacio com a filha, Luiza Manuela, e a terapeuta ocupacional Marcela Gianino, após terapia ocupacional seguida de treino parental-2"A nossa experiência com a Luiza aqui no CIIR é maravilhosa, porque antes de vir para cá, nossa situação era bem complicada, já que a nossa menina é nível 3 e precisava desse suporte. Durante todo esse período, temos notado grandes desenvolvimentos no tratamento. Antes, por exemplo, ela não conseguia sentar. Hoje, isso já é possível”, destacou a genitora.

Já o pai da menina ressaltou sobre as ações de humanização realizadas pelo Programa de Atenção ao Cuidador (Proac), que tem o objetivo de garantir momentos de cuidado aos pais/cuidadores de usuários. Isto é, cuidar de quem cuida.

"É muito importante porque a gente com a 'cabeça boa' consegue cuidar mais dos nossos filhos. Se a gente não tiver esse cuidado, a dedicação, o tempo, as atitudes para com nossos filhos fica mais difícil. Nós sempre participamos dessas programações do Proac, por meio do programa 'Cuida Natea', de onde saímos mais renovado, com mais experiência e atenção. Parabéns à gestão do CIIR por esse projeto lindo voltado às pessoas com deficiência do nosso Estado. Gratidão a todos por tudo, por todo o carinho e acolhimento”, parabenizou.

 Os dados de atendimentos não são apenas números exatos. São vidas transformadas de Pessoas com Deficiência (PcD) nas quatro linhas de reabilitação: física, auditiva, visual e intelectual, que buscam no CIIR sua reabilitação, independente da natureza ou da origem da deficiência; a inclusão, a ampliação de participação na vida social, pessoal, profissional, além de maior autonomia possível em atividades da vida diária.

A diretora Executiva da instituição, Rejane Xavier, destaca as marcas significativas que reflete a importância do projeto CIIR que remete o espírito de colaboração e responsabilidade social, sob administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano e gestão do Governo do Estado do Pará, através da Secretaria Estadual de Saúde (SES). “Agradecemos a confiança depositada ao longo desses 6 anos de parceria que garante a melhor experiência na jornada do cuidado, respeitando as individualidades de cada um dos nossos usuários para o convívio em sociedade, inserção no mercado de trabalho e tantas outras conquistas importantes e necessárias para inclusão e a igualdade social dessas pessoas”.

A gestora estende os agradecimentos aos colaboradores e usuários por abraçar o projeto contribuindo de forma valorosa para que os resultados sejam alcançados diariamente. “Parabéns a todos”.

Dados – Em seis anos, a equipe multiprofissional do CIIR realizou um total de 1.465.137, incluindo ambulatoriais, reabilitação, odontologia, exame, além da assistência na Oficina Ortopédica com entregas de aparelhos auditivos aos seus usuários, atingido assim, 95,57 % do índice de satisfação dos usuários.

Descentralização -Parte da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de iniciativas da Sespa, que criou em 2020, a Coordenação Estadual de Políticas Para o Autismo (Cepa), o CIIR teve seus serviços expandidos com a inauguração do primeiro Núcleo de Atendimento do Espectro Autista (Natea) do Pará, em dezembro de 2020, que funciona dentro do CIIR; e o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), em outubro de 2023, que é o primeiro laboratório de formação profissional para o autismo na região Norte, formando o Complexo de Reabilitação do Estado: CIIR, Natea e Cetea.

Excelência de gestão- O CIIR possui vários reconhecimentos e certificações nacionais e internacionais, o que ratifica a excelência de gestão nos serviços prestados aos usuários no decorrer desses seis anos de atuação, ininterruptos. Recentemente O CIIR conquistou recertificação canadense Qmentum International QGA com selo Acreditado Diamante, na categoria ambulatório, que coloca a instituição do Governo do Pará como a única unidade de saúde pública no Norte e Nordeste, que se destaca pela inovação e padrões globais de atendimento aos seus usuários. Atualmente, o CIIR está em processo de avaliação para Certificação Internacional Planetree, em parceria com o Hospital Albert Einstein.

Programação comemorativa- Organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) com apoio do setor de Arte e Cultura, o encerramento da programação comemorativa, dias 29 e 30, contou com a celebração de culto ecumênico em ação de graça à data, Quiz de respostas sobre o CIIR, concurso de dança e de fantasias, com a participação de colaboradores e usuários. O evento contou ainda com premiação e ranking de 23 colaboradores mais elogiados do ano de 2024 , pelos usuários dos serviços, que receberam medalhas ouro, prata e bronze.

Atendimento - Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O Complexo de Reabilitação pertence ao Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.

Texto: Vera Rojas