Polícia Civil reforça efetivo durante a Operação ‘Corpus Christi 2024’
Equipes policiais de vários municípios acompanharam a confecção tradicional dos Tapetes de Corpus Christi, nas ruas, e seguem a postos até domingo (2)
Para garantir a segurança da população durante a movimentação do feriado prolongado, a Polícia Civil do Pará reforçou o efetivo policial em todos os municípios do Pará integrando a Operação “Corpus Christi”, coordenada pela Secretaria de Segurança Publica e Defesa Social (Segup).
“Vamos atuar de forma integrada e estratégica, reforçando as frentes de trabalho e efetivo na capital e no interior, para melhor atender o cidadão durante as festividades de Corpus Christi e feriado prologado. Queremos garantir a segurança, a ordem e a diversão de todos os paraenses”, destaca o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende.
A operação foi deflagrada nesta quinta-feira (30) e se estenderá até o final de domingo. Já na noite de quarta-feira (29), equipes policiais de vários municípios acompanharam a confecção dos Tapetes de Corpus Christi, feitos tradicionalmente nas ruas com serragem e sal colorido.
“Nossas equipes acompanham os diversos detalhes que envolvem o feriado religioso, para que tudo seja feito de forma segura. Além disso, o reforço atua nas praias e balneários de grande movimentação para que as pessoas possam relaxar e se divertir com segurança”, explica o titular da Diretoria de Polícia do Interior, Hennison Jacob.
Além de agilizar os procedimentos nas delegacias, as equipes do reforço fiscalizam estabelecimentos comerciais para averiguar se estão em concordância com os alvarás de funcionamento. Em parceria com equipes da Diretoria de Polícia Administrativa (DPA) e da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), os níveis de sons automotivos e também de bares e restaurantes são verificados durante as rondas.
Lei Seca - A fiscalização na Operação Lei Seca, feita com o teste do etilômetro (bafômetro) para coibir a direção de veículos por motoristas alcoolizados, e o monitoramento das estradas de acesso ao distrito de Mosqueiro (pertencente a Belém) e aos municípios de Benevides (na RMB) e Salinópolis (no Nordeste), também fazem parte das ações realizadas pela Polícia Civil durante o feriado prolongado.
Agentes das Diretoria de Polícia do Interior (DPI), de Polícia Metropolitana (DPM) e de Polícia Administrativa (DPA), além da Demapa e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), reforçam a operação.