Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

Fapespa abre inscrições para mil bolsas de iniciação científica e tecnológica no Pará

Por Manuela Oliveira (FCP)
29/05/2024 22h59

Foram lançados hoje (29), dois novos editais para concessão de duas mil novas bolsas, para Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Industrial e para Iniciação Científica no Forma Pará, informa a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). As bolsas são destinadas a alunos de graduação e a turmas do Programa Forma Pará, para os anos de 2024 e 2025, e objetivam impulsionar a formação de novos talentos para a pesquisa científica e tecnológica, em todo o Estado do Pará.

As inscrições podem ser realizadas exclusivamente de forma online, por meio da plataforma Fapespa, no período de 29 de maio a 25 de junho de 2024. As bolsas, com valor mensal de R$ 700,00 por 12 meses serão concedidas a instituições de ensino superior e instituições científicas, tecnológicas e de inovação públicas ou privadas sem fins lucrativos, que ofereçam cursos regulares de graduação, turmas do Programa Forma Pará ou que possuam programas institucionais de iniciação científica e tecnológica regulamentados.

A Fapespa informa que nos dois editais vão ser concedidas, ao todo, duas mil bolsas, que serão implementadas em dois ciclos. O cronograma prevê a implementação de mil bolsas em 2024 e outras mil em 2025. A cada ano, serão destinadas 800 bolsas para iniciação científica em cursos regulares de iniciação científica e iniciação tecnológica industrial, da categoria A, e mais 200 bolsas exclusivas para iniciação científica,em turmas do Forma Pará. 

A iniciativa faz parte do Programa Bolsa-Pará, instituído pelo Decreto nº 289/2019 e regulamentado pela Portaria Fapespa nº 141/2022. O programa, que prevê a concessão de R$ 16,8 milhões para beneficiar 2 mil alunos nos próximos dois anos tem como objetivo a formação e a fixação de recursos humanos no Pará, em áreas consideradas relevantes para o desenvolvimento sustentável.

Fomento- Ao investir na formação de novos talentos na pesquisa, a Fapespa contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado do Pará, impulsionando a inovação e a competitividade do Pará no cenário nacional e internacional.

“De forma geral essa política institucional, é um investimento para o futuro. Com esses editais, nós estamos criando condições para que esses alunos de graduação possam se qualificar, se aprofundar no treinamento técnico e científico e iniciar uma carreirade pesquisador. Trata-se de investimento na base, para a formação de recursos humanos altamente qualificados. Assim, você tem pesquisadores com o incentivo do Estado desde o início da carreira”informa o diretor científico da Fapespa, Deyvison Medrado.

As bolsas de iniciação científica e tecnológica visam despertar o interesse pela pesquisa científica entre os estudantes de graduação, proporcionando-lhes a oportunidade de participar de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento. Essa experiência contribui para a formação de pesquisadores qualificados e para o avanço da ciência e da tecnologia no Pará.

Os editais completos, com todas as informações sobre requisitos, critérios de seleção e processo de inscrição estão disponíveis no site Fapespa, o www.fapespa.pa.gov.br .

Serviço:

• Editais: Chamadas para concessão de cotas institucionais de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Industrial, e Iniciação Científica para Turmas do Forma Pará
• Período: 29 de maio a 25 de junho de 2024
• Local: Plataforma Fapespa (PORTAL DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO (ikhon.com.br))