Hospital Geral de Tailândia promove capacitação em hemodiálise para profissionais da enfermagem
O Hospital Geral de Tailândia (HGT) está promovendo, neste mês de maio, capacitação teórico-prática em hemodiálise para enfermeiros e técnicos de Enfermagem. O curso visa aprimorar o conhecimento e a habilidade dos profissionais na execução desse procedimento vital para pacientes com insuficiência renal.
A hemodiálise é um tratamento essencial para pacientes com insuficiência renal crônica, no qual a máquina, conhecida como dialisador, é utilizada para filtrar e purificar o sangue, removendo resíduos e excesso de líquidos que os rins danificados não conseguem eliminar adequadamente.
A enfermeira nefrologista Jenifer Ribeiro, responsável pelo serviço de hemodiálise, que está ministrando a capacitação no HGT, explica que o processo envolve a retirada do sangue do paciente, sua passagem pelo dialisador e o retorno ao corpo já filtrado. Para a realização segura e eficaz deste procedimento, é fundamental que os profissionais de saúde possuam um conhecimento aprofundado, tanto teórico quanto prático.
“Durante a hemodiálise, o sangue do paciente é retirado por meio de um cateter ou fístula arteriovenosa (FAV) e conduzido para o dialisador. Lá, é exposto à solução de diálise, o dialisato, para limpeza e filtragem. Posteriormente, o sangue limpo é devolvido ao paciente, através do acesso vascular”, explica a profissional.
Durante a capacitação, os participantes aprendem sobre a importância do controle de infecções, a manutenção do acesso vascular e a necessidade de uma comunicação eficaz com os pacientes e suas famílias.
Aprovação- Noeli Ataíde é acompanhante da paciente Maria das Graças, de 65 anos, que está internada no HGT há 24 dias e já realizou 7 sessões de hemodiálise. Ela enfatizou a importância da capacitação e do serviço de hemodiálise oferecido na unidade hospitalar.
"Graças a Deus, ela está sendo bem cuidada aqui no HGT e recebendo toda a assistência possível dos colaboradores. Temos muitos elogios a fazer sobre o tratamento recebido. Com mais pessoas preparadas para realizar esse serviço, com certeza nós teremos ainda mais benefícios para os pacientes. Agora, o próximo passo será continuar a hemodiálise em Tucuruí, mas em breve ela poderá fazer aqui no HGT, o que será ainda melhor, principalmente pela idade dela e em não precisar se deslocar para outra cidade", concluiu.
Desde 13 de setembro de 2022, foi implantado serviço de hemodiálise na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do HGT, para pacientes em Urgência Dialítica e Insuficiência Renal Aguda (IRA). “Com a demanda crescente, realizamos a 1ª capacitação em dezembro de 2022, a 2ª em outubro de 2023 e agora, em maio, a 3ª capacitação continuada. Nesta edição, contamos com a participação da equipe de Nutrição, enriquecendo com a perspectiva nutricional”.
Os participantes também recebem instruções detalhadas sobre os fundamentos da hemodiálise, incluindo o funcionamento das máquinas, a preparação do equipamento, a monitorização dos sinais vitais dos pacientes e as técnicas de manejo das possíveis complicações. A formação teórica é complementada com aulas práticas, onde os profissionais aplicam o conhecimento adquirido em cenários simulados e supervisionados.
"É muito importante estar sempre atualizado e adquirir novos conhecimentos, especialmente quando isso beneficia a assistência aos nossos usuários. Para os pacientes que necessitam desse atendimento, é fundamental que os profissionais estejam sempre atualizando o aprendizado. Com o aumento desse serviço, em breve, pensei em obter esse conhecimento para me aprimorar como profissional e, assim, ajudar ainda mais nossos pacientes dialíticos", comentou a técnica de Enfermagem, Sandra Costa, uma das participantes da terceira fase de treinamentos no HGT.
Neste mês, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa), enviou 11 novos aparelhos de hemodiálise para pacientes, de um total de 20 novos aparelhos para a unidade hospitalar. Somente no primeiro trimestre de 2024, a unidade já garantiu mais de 135 sessões de hemodiálise. E, desde a primeira capacitação, foram mais de 54 profissionais capacitados.
Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço - O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 99202-5964.