Show de talentos do CMRio estimula habilidades artísticas de estudantes
Um tributo à Semana de Arte Moderna ganhou destaque na atividade do Colégio com Supervisão Militar Rio Tocantins, entre outras apresentações
O Colégio com Supervisão Militar Rio Tocantins (CMRio) promoveu na manhã de hoje (29), o 1º Show de Talentos do Ensino Médio, com a participação de 484 alunos (as), professores e comunidade escolar, em Marabá, região de Integração Carajás.
Musical, comédia teatral, teatro de fantoches, danças regionais, recitação de poesia, apresentação de contos de Machado de Assis, lançamento de livro, tributo à Semana de Arte Moderna, entre outras atrações fizeram parte do evento, que teve como objetivo potencializar o protagonismo dos estudantes da rede estadual de ensino.
O CMRio é uma das escolas que integram a DRE/Marabá (Diretoria Regional de Ensino), subordinada à Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A Escola apresentou destaque no último ano na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Obemep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), aumento no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Brasil), que hoje alcança a marca de 4.2, além de dezenas de notas de redação acima de 900.
Talentos- A diretora do Colégio com Supervisão Militar CMRio, Elsivan Machado, explica que se trata de uma atividade que a escola planeja desde o início do ano. “Então nós observamos que tínhamos muitos talentos no colégio e resolvemos dar vazão a esses talentos. Hoje a nossa programação é poesia, teatro, dança, canto entre outras. Temos também até uma coautora fazendo a apresentação do trabalho dela de escrita (lançamento de um livro). Toda a equipe escolar está envolvida nessa atividade e isso nos traz uma imensa satisfação, pois daqui saem muitos aprendizados. O aluno que tem dificuldade para falar, nervosismo, com essa atividade isso é trabalhado. Então eles conseguem expor o que pensam através da arte," detalha a diretora.
Preparação- A professora de Língua Portuguesa do CMRio, Ebiana Moura, explica que o Show de Talentos faz parte do conteúdo dos discentes correspondente à 3ª série do Ensino Médio.
“Trabalhamos primeiro o teórico, o Modernismo em suas várias fases, então nós aproveitamos o tema para apresentar no show de talentos. No momento da aula, planejamos para que os alunos coloquem para o público um pouquinho do que foi a Semana da Arte Moderna de 1922. Eles realmente treinaram muito, ensaiaram bastante, fizeram o estudo de pesquisa e o estudo de campo, além dos ensaios. E houve um desfile das obras de literatura que foram expostas na Semana da Arte Moderna. Além disso, declamação do poema ‘Os sapos’ e representação da Banda Villa-Lobos. Bom ressaltar que os próprios alunos tocaram instrumentos. Foi um lindo show”, declarou a professora.
Protagonismo- A aluna Kammilly Victória Nascimento Dias, 17 anos, cursa o 3° ano do Ensino Médio no CMRio. Ela é poetisa e recitou o poema 'Cidadãos Submersos', de sua autoria, registrado em livro.
"O colégio é um ambiente para aprender. Só que a gente tem que aprender além das matérias curriculares, porque a gente tem que se preparar para conviver em sociedade. Então esses trabalhos extracurriculares, que vão além da sala de aula, ajudam justamente nisso. Nós aprendemos a trabalhar em grupos, a organizar. Descobrimos talentos e líderes, e por isso é muito bom”, garante ela.
Destaque- “A iniciativa da escola merece destaque, isso porque o evento é uma oportunidade de praticar todos os conhecimentos trabalhados na sala de aula, e ainda, desenvolver as habilidades de comunicação nas diversas formas, toda a comunidade está de parabéns”, disse Magno Barros, titular da DRE.
O secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, destaca a importância de atividades como o Show de Talentos. “Eu fico muito satisfeito em ver a escola em movimento, programações culturais como o show de talentos, revelam habilidades de alunos que amanhã serão nossos futuros artistas, além de desenvolver o protagonismo dos estudantes. O Governo apoia esse tipo de ação dentro e fora das paredes da sala de aula e parabeniza toda equipe CMRio”, finaliza o secretário.