Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Segup finaliza capacitação para atuação dos agentes nas áreas atendidas pelo TerPaz

A capacitação foi voltada para agentes da Segurança Pública do Estado e abordou o planejamento estratégico de políticas públicas preventivas nos bairros em que o Territórios Pela Paz está presente

Por Walena Lopes (SEGUP)
29/05/2024 13h43

Nesta quarta-feira, 29, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) realizou a formatura das turmas de capacitação dos agentes de segurança que atuam nas áreas do Territórios Pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado. No total, mais de 30 alunos foram formados, entre servidores do Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Polícia Científica, Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). A cerimônia ocorreu na Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém. 

Ualame Machado, titular da Segup, avalia que a cooperação entre o Sistema de Segurança Pública do Estado (Sieds) e a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), responsável pelo TerPaz, reitera o compromisso social dos órgãos. "A presença do Estado dentro dos territórios é uma forma de reforçar, de forma contínua, a cultura da paz e o desenvolvimento social das áreas. Incluir a capacitação dos agentes de segurança já habituados à realidade dos bairros e realizar o planejamento de ações mais estratégicas para cada território, permite que o trabalho desenvolvido seja mais eficiente", concluiu o secretário. 

A capacitação foi pautada no planejamento estratégico de ações preventivas de combate à criminalidade, que representa um dos eixos temáticos desenvolvidos juntamente à inclusão social, nas áreas de atuação do TerPaz em Belém. As aulas foram compostas por instrução teórica e oficinas de elaboração do plano, que será finalizado em junho.

Cel Moraes instrutor do curso Coronel Moraes, da Polícia Militar, que foi um dos instrutores do curso, explica que a metodologia priorizou trabalhar as estratégias baseadas na perspectiva dos agentes de segurança e buscar objetivos práticos, mas bem desenvolvidos. 

“Nós construímos um diagnóstico do que é cada território. Cada bairro nomeado como Território pela Paz tem realidades diferentes, sejam elas sociais, culturais ou criminais. A partir dessas realidades, vamos pontuar as questões criminais, e já temos um levantamento dos crimes que mais ocorrem, e a partir para as estratégias. Nós trouxemos estratégias que vão desde o enfrentamento às facções criminais até estratégias que convocam a participação da sociedade para colaborar com a questão da redução dos índices de criminalidade. E, dessa forma, começamos a elaborar as ações mais pontuais”, explicou. 

Malu Batista - Agente de fiscalização do Detran Malu Batista, agente de Fiscalização de Trânsito do Detran, foi uma das concluintes do curso. Para ela, a qualificação apresentou mais perspectivas sobre a participação do agente de segurança em questões sociais. “O curso, para mim, como servidora, foi de fundamental importância para mudar a nossa forma de ver e a nossa colocação no nosso serviço, principalmente no que tange a vulnerabilidade da sociedade. O agente de fiscalização de trânsito se percebe apenas na ação repressora, por exemplo. Mas, com o curso, a minha visão foi ampliada. Apesar de não fazermos parte do processo de vulnerabilidade, mas em algum momento da nossa ação, aquela situação vulnerável pode chegar até nós. E então, como vamos agir? Então, uma capacitação desse tipo é de fundamental importância para nos colocarmos à disposição da sociedade de uma forma efetiva e humana”, concluiu.

Texto: Esther Pinheiro (Ascom/Segup) com colaboração de Walena Lopes.