Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Segup realiza seminário para agentes de segurança sobre enfrentamento à LGBTIFOBIA

Por André Macedo (SEGUP)
28/05/2024 18h45

Em alusão ao dia 17 de maio, quando celebra-se o dia internacional contra a LGBTfobia, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) participou conjuntamente nesta terça-feira (28) da organização do seminário “Enfrentar LGBTIfobia deve ser um ato diário”. Com adesão de 120 participantes, a capacitação aconteceu no auditório da Delegacia Geral da Polícia Civil, em Belém.

Promovido pelo Comitê Estadual de Segurança Pública e Enfrentamento à LGBTIfobia, da qual a Segup integra ativamente, a programação do seminário discutiu com os agentes de segurança pública presentes diversos temas que permeiam a temática do preconceito. A palestra de abertura destacou a violência LGBTIfóbica no Brasil e seus desafios. 

Para Beto Paes, técnico da coordenação estadual de IST/AIDS e membro do comitê organizador, eventos como o seminário são necessários que aconteçam por conta das apresentações e das discussões realizadas.

“Hoje a gente celebra a data no entendimento que é preciso muita luta, muita afirmação dessa identidade LGBTQPNIA+ para que a gente de fato construa uma sociedade livre, justa e igualitária. O Governo do Estado por meio do Comitê Estadual de Segurança Pública e Enfrentamento à LGBTIfobia vem empreendendo uma luta muito importante no reconhecimento dos direitos da população LGBTQIA+ e, sobretudo, no enfrentamento ao preconceito que ainda é enraizado na cultura do povo brasileiro”, afirmou.

Cel Castro Alves Durante a tarde, foram apresentados temas como a realidade da violência LGBTfóbica na Região Metropolitana, dados sobre este tipo de violência, o Plano Estadual de Enfrentamento à LGBTIfobia, além do lançamento do folder de prevenção e enfrentamento à violência LGBTIfóbica no Pará.

Para o Tenente-coronel Castro Alves, diretor da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS/Segup) e membro do Comitê Estadual, a temática precisa ser trabalhada, principalmente junto à segurança pública.

 “Somos defensores acima de tudo dos direitos humanos, então por isso a importância desse evento, trazer um pouco de esclarecimento sobre o assunto, entender um pouco sobre os problemas desse segmento da sociedade, levar essas informações para os servidores de segurança pública de forma que se preste um serviço mais adequado à população”, destacou.