Famílias de Maracanã recebem auxílio para construir moradia digna
Mais de 600 famílias foram contempladas com o Sua Casa e também houve a entrega de 60 benefícios do CredCidadão
Mais de 600 famílias do município de Maracanã, nordeste paraense, foram beneficiadas com o cheque do Programa Sua Casa, do Governo do Estado, nesta segunda-feira, 27. Ao todo foram entregues pela vice-governadora Hana Ghassan, 641 cheques do programa. Um investimento de R$ 5,6 milhões.
No município, Hana Ghassan destacou que o benefício chega para quem mais precisa.
"Nós estamos aqui, mais uma vez, em Maracanã, desta vez, às vésperas do aniversário desse querido município, trazendo muitos benefícios para a população e trazendo obras que a gente sabe que são importantes, como, por exemplo, a construção de uma creche do programa 'Creche por Todo Pará', também estamos trazendo uma nova rodada de asfalto para trazer qualidade de vida aos moradores aqui de Maracanã. Investimentos em asfalto do programa 'Asfalto por Todo Pará', bem aqui em Maracanã. Além disso, estamos trazendo mais de 600 benefícios do programa Sua Casa, também tem CrédCidadão, ajuda humanitária para aqueles que sofreram com a erosão. É o Governo do Estado, junto da população, trabalhando pelo povo e trabalhando para que a gente possa gerar emprego e renda em todos os municípios do Estado do Pará", disse a vice-governadora.
O programa Sua Casa é uma política pública estadual gerenciada pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab), e concede até R$ 21 mil a beneficiários, para construção, reconstrução e ampliação de moradia.
A dona de casa, Bernadete da Costa Dias, que recebeu a segunda parcela do benefício, conta que pode levantar a casa, que está na percinta. "Tem sala, dois quartos, cozinha, banheiro e agora falta cobrir e fazer o acabamento com essa parcela que estou recebendo. Antes minha casa era de barro e agora, com o benefício, pude mudar minha realidade. Sou muito grata ao Governo do Estado por ter me dado a oportunidade de ter minha casa", disse.
Alda Moreira recebeu a primeira parcela e iniciará a obra na casa dela para começar a construir sua casa em alvenaria. "Hoje ela é toda de barro, e ter essa oportunidade de construir com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, já estou imaginando minha casa bem melhor", destacou.
O "Sua Casa" atende, prioritariamente, famílias em situação de risco social, como extrema pobreza, vítimas de sinistro (incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos etc). O programa atende também idosos, famílias de pessoas com deficiência, e pessoas que se enquadram em outros critérios técnicos.
Os candidatos devem atender aos requisitos estabelecidos em lei para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os candidatos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do Programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias.
A próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Cohab, momento em que os técnicos verificam a real condição social dos candidatos.
CredCidadão - Ainda hoje, a vice-governadora Hana Ghassan também entregou 60 benefícios do CredCidadão, um investimento estadual, destinado a empreendedores que trabalham no mercado formal e informal.
Para o presidente do CredCidadão, Brasilino Assunção, o crédito é uma forma de incentivar a economia e gerar renda no município. "Estamos aqui entregando 60 benefícios e aproveitando que estaremos entrando no mês de julho, mês das férias, onde o pessoal precisa de um investimento para montar um pequeno negócio, ou para potencializar esse micro empreendimento, fazer girar a economia que ele já tem, ter um aporte financeiro, melhorando a qualidade de vida. E nós estamos garantindo o microcrédito a quem realmente precisa montar seu negócio", disse.