Em 2016, computadores interativos proporcionarão aulas mais dinâmicas nas escolas da rede estadual
Para tornar as aulas mais dinâmicas e interativas, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do pregão eletrônico realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC), garantiu a aquisição de 1.811 computadores interativos que serão distribuídos nas escolas da rede pública estadual até o início de 2016.
Do total adquirido, 339 computadores já estão sendo distribuídos para as escolas de Ensino Fundamental e mais 1.472 computadores serão distribuídos para as escolas de Ensino Médio em 2016.
A nova aquisição é uma espécie de projetor multimídia do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), que inclui uma solução de lousa digital, concebido e desenvolvido pelas universidades federais de Santa Catarina e Pernambuco.
O computador interativo chega às escolas públicas com um dispositivo leve e portátil que facilita a interatividade e pode ser levado pelos professores para as salas de aula. “A chegada dos computadores interativos nas escolas consolida o plano de tecnologias, facilitando o acesso ao portal Seduc Digital, com ênfase ao uso das tecnologias na sala de aula”, disse o professor Jorge Andrade, da CTAE.
O equipamento foi concebido para ser usado em sala de aula, contém teclado, mouse, portas USB, porta para as redes wireless e PLC, unidade leitora de DVD, um projetor multimídia e a lousa digital.
Após a distribuição, a Coordenadoria de Tecnologias Educacionais (CTAE) da Secretaria ficará responsável pelo treinamento dos professores que utilizarão o equipamento em sala de aula.
As formações obedecerão a um cronograma de visitas elaborado pelas equipes de formadores dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTes), distribuídos em Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Benevides, Bragança, Castanhal, Redenção, Marabá, Tucuruí e Santarém.
Entre as ações desenvolvidas estão o lançamento da plataforma Seduc Digital (www.seducdigital.pa.br), em maio deste ano, numa ação desenvolvida com os parceiros do Pacto pela Educação e a formação da nova plataforma para os formadores dos doze NTEs. Realizado no período de 22 a 26 de junho, em parceria com o Instituto Natura e a Fundação Telefônica Vivo, a capacitação também formou os professores para uso dos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs).