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EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Escolas estaduais do Pará participam de evento mundial sobre programação e tecnologia

O evento incentiva a aprendizagem de programação de maneira divertida e acessível, podendo criar suas histórias interativas, jogos e animações, explorando e desenvolvendo suas habilidades criativas e tecnológica

Por Governo do Pará (SECOM)
23/05/2024 14h47

Estudantes da rede pública estadual do Pará participaram do "Scratch Day", evento conhecido mundialmente, e celebra a introdução de crianças e jovens ao mundo da programação e tecnologia de forma interativa e envolvente, utilizando a linguagem de programação visual Scratch, desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) Media Lab, nos Estados Unidos. A ação realizada em todas as escolas estaduais do Pará, foi promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), nesta quarta-feira, 23, em parceria com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

O Scratch Day é um evento global e incentiva a aprendizagem de programação de maneira divertida e acessível. Através do Scratch, uma plataforma gratuita e intuitiva, os estudantes podem criar histórias interativas, jogos e animações, explorando e desenvolvendo suas habilidades criativas e tecnológicas. Estudantes de todas as idades tiveram a oportunidade de se envolver no processo de criação e compartilhamento de projetos. O que desenvolve a criatividade e o aprendizado dos estudantes de forma lúdica. 

"O Scratch Day é um marco anual em que a abrimos as portas das escolas para que os alunos tenham o primeiro contato com uma linguagem de programação. Hoje, nós falamos que os nossos estudantes dominam a tecnologia, mas, na verdade, os nossos alunos só consomem tecnologia e a proposta de ensinar programação nas escolas para que o aluno consiga resolver problemas utilizando a tecnologia. Então ele sai do papel de consumidor e vai para o papel da pessoa que resolve problemas com a tecnologia. E é fundamental que antes que o aluno comece a programar, de fato, haja uma linguagem de programação profissional para que ele tenha uma base sólida", afirmou o professor Rafael Herdy, que atua no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Seduc.

Para o estudante Hiago Martins, do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Tempo Integral Marechal Cordeiro de Farias, em Belém, o evento proporcionou muitos aprendizados novos. "Eu nunca tinha participado de um evento assim e eu estou gostando muito. Pude criar uma história usando a programação e está sendo muito legal. Estou aprendendo muita coisa nova e acho muito interessante poder participar porque a gente consegue aprender sobre algo que gostamos", contou.

O Scratch Day fez diferença para todos os estudantes, mas, principalmente, para quem sonha em trabalhar com programação no futuro, como o estudante Carlos Eduardo Carneiro, também do 7º ano do Ensino Fundamental da escola. "Estou achando tudo muito legal. Eu gosto de desenhar, sempre fiz animação nas minhas redes sociais e gosto muito dessa parte de programação. Desde pequeno eu sempre tive celular e computador e eu jogava os jogos de computador e, mexendo, descobri a animação e a programação e gostei. Quando crescer quero ser programador e animador", disse.

Conforme a diretora da Escola Cordeiro de Farias, Trícia Amoras, o evento envolveu toda a comunidade escolar e foi um momento muito importante para o aprendizado. "Este é um momento muito especial, o dia onde a educação, programação e tecnologia se encontram no mesmo lugar e nós, enquanto escola, estamos muito felizes. Aqui, NTE é nosso grande parceiro e se faz presente diariamente conosco com uma parceria que dá muito certo. A comunidade escolar inteira está envolvida no Scratch Day", comentou.

A Escola Estadual de Tempo Integral Thiago Gonçalves de Souza, no município de Tucumã, na Região de Integração do Araguaia, realizou a semana Scratch e envolveu a comunidade escolar em diversas atividades voltadas ao tema da programação e tecnologia.

“Esse foi o nosso primeiro contato com a linguagem de programação Scratch e nós decidimos que, além do tema que é ‘da minha janela’, o tema escolhido para esse ano aqui na escola seria ‘um momento de inclusão’, de forma que nós conseguíssemos incluir o maior número de alunos possíveis dentro dessa linguagem de programação, que eles tivessem um primeiro contato, que eles conhecessem, que eles soubessem da existência dessa linguagem e que, de repente, se interessassem prosseguimento aos estudos, aos experimentos. O projeto está sendo desenvolvido dentro do clube de robótica e do Projeto Permanente por Afinidade de Pensamento Computacional. Nós vimos nesse momento uma forma de inserir os alunos no meio tecnológico, na linguagem, no pensamento computacional”, explicou a professora de matemática, Jéssica Souza, que também orienta os estudantes no Clube de Robótica.

No Scratch Day na Escola Thiago Gonçalves, os estudantes que fazem parte do Clube de Robótica foram organizados em grupos, duplas e trios para compartilhar conhecimentos com as outras turmas. “Nós dividimos os estudantes para conseguir fazer um revezamento, por exemplo, nós vamos chamando grupos pequenos de estudantes, de forma que eles tenham a maior absorção possível do que seria o Scratch, eles fazem um pequeno experimento, sempre levando em consideração do que eles queriam ver através das suas próprias janelas e é um momento bem legal de interação, de troca que está sendo muito produtivo para cada aluno da escola”, concluiu a professora Jéssica.

Segundo o estudante José Antonio Lopes, da 2ª série do Ensino Médio da Escola Thiago Gonçalves e faz parte do Clube de Robótica, a semana do Scratch foi muito importante em vários aspectos. “Foi uma atividade nova que envolveu interação e tecnologia e isso foi muito importante. Na escola eu estava acostumado mais com os livros e o Scratch já é uma coisa mais tecnológica, o que é muito importante para o nosso aprendizado também. Eu aprendi muito e indicaria para qualquer pessoa que queira aprender porque o Scratch é uma boa plataforma”, disse.

Scratch Day - O Scratch Day incentiva tanto alunos quanto professores a se engajarem em atividades colaborativas e práticas. A inclusão da programação no currículo escolar é essencial para preparar os estudantes para os desafios do século XXI. Aprender a programar desenvolve competências, como o pensamento lógico, a resolução de problemas, a criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, proporciona uma compreensão mais profunda das tecnologias que permeiam nosso cotidiano, capacitando os jovens a serem criadores de soluções tecnológicas, e não apenas consumidores.

A parceria com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa reforça o compromisso da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) em promover uma educação de qualidade, inclusiva e inovadora. Esta colaboração traz recursos, experiências e metodologias que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem, preparando os estudantes para um futuro cheio de possibilidades.

Texto: Fernanda Cavalcante - Ascom/Seduc