Moradoras de São Caetano de Odivelas recebem oficina de ecobijuterias promovida pela Semas
O curso também estimula a geração de renda com a comercialização das peças
Moradoras de São Caetano de Odivelas, no Pará, participaram da oficina de produção artesanal de ecobijuterias, confeccionadas a partir de resíduos sólidos recicláveis como papel, papelão e embalagens, promovida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEAM), no Polo da UFPA. A atividade foi realizada na quinta-feira, 23, e reuniu 30 moradoras, que aprenderam a fazer colares, pulseiras e brincos. O curso também estimula a geração de renda com a comercialização das peças.
A oficina faz parte do Módulo I e II do curso, com novas técnicas para fabricação de peças, com o público-alvo voltado para mulheres artesãs, funcionários da Semma municipal e a comunidade de modo geral.
"É importante ressaltar que a oficina orienta as pessoas com a questão do reaproveitamento de embalagens de papel, que seriam descartadas incorretamente ao meio ambiente", explica a técnica da coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), Tanice Aguiar.
A técnica também destaca que a atividade também proporciona uma fonte de renda para as mulheres que participaram da oficina.
"Eles aprendem a dar um direcionamento adequado e, no final, com a confecção de pulseiras, brincos, colares e braceletes, podem até conseguir uma renda extra. Muitos ficam bem surpresos com o resultado do produto, muitas vezes nem acreditando ser feito de embalagens de papel", finaliza a técnica.
O secretário Municipal de Meio Ambiente de São Caetano de Odivelas, Eddie Arlley, expressou seu agradecimento por atender à solicitação do curso de Ecobijuterias e a importância e o sucesso do curso, que foi realizado recentemente na comunidade.
"O curso foi muito proveitoso, e a comunidade abraçou realmente a oficina. Nesses dois dias, percebemos uma sensibilização na comunidade em relação ao tema de bioeconomia, então entendo que tenha sido efetivo na proposição de desenvolver um trabalho onde a comunidade venha a se envolver mais com a questão ecológica. Eu gostaria de agradecer aos servidores que estiveram aqui em São Caetano conosco desenvolvendo esse trabalho", comenta o secretário de São Caetano de Odivelas.
A moradora de Odivelas, Dianne Borges, ressalta a importância de ter a oficina no município.
"Quero agradecer à Secretaria Municipal e à Semas por nos darem essa oportunidade de fazer este curso de ecobijuterias aqui em São Caetano. É de suma importância tanto para o meio ambiente quanto para a nossa profissionalização. É muito gratificante poder receber tanto esta oficina quanto outras que virão. Estamos aqui aguardando e, mais uma vez, agradecendo de coração por essa oportunidade que estamos tendo em nosso município", comentou a moradora.
Texto: Mário Gouveia - Ascom Semas