Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E INCLUSÃO

Escola Técnica de Cametá recebe o “II Encontro de Mulheres na Computação”

O encontro  busca incentivar a participação feminina na área da tecnologia e informática

Por Lilian Guedes (PC)
24/05/2024 16h29

Com o intuito de fortalecer e estimular a participação feminina na área da tecnologia, a Escola de Ensino Técnico do município de Cametá (CIEBT), na Região de Integração do Tocantins, recebeu, nesta sexta-feira (24), o “II Encontro de Mulheres na Computação”.

O projeto “Meninas de Sistemas” é promovido pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e leva às unidades escolares ações e atividades voltadas para a participação feminina na área da informática e tecnologia. O professor e coordenador do projeto “Mulheres na Robótica”, Eliel Pantoja, realizado dentro da EETEPA de Cametá, fala da importância da iniciativa e de fomentar encontros assim para que mulheres se fortaleçam dentro deste segmento, em busca de uma sociedade e mercado de trabalho mais justos e equitativos. 

“O encontro é realizado pelas meninas do curso de Sistema de Informação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e aqui na Escola Tecnológica, nós temos também um grupo de pesquisa, um grupo de trabalho, de engajamento nesta causa, que é o 'Mulheres na Robótica'. Então, essa união é muito importante para esse engajamento e a gente percebe que a maioria dos cursos, principalmente técnico em informática, é composto por essa maioria de mulheres, só que a gente não vê isso refletindo nas faculdades. Então são muito importantes essas atividades, eu fico muito feliz em coordenar o projeto, que é um momento muito especial na escola”, disse o coordenador. 

Durante a programação, foram realizados projetos envolvendo o Arduino - uma plataforma programável de prototipagem eletrônica e sensores de baixo custo, como bengala sustentável e chapéu artesanal para ajudar pessoas com deficiência visual e medidor de temperatura do ambiente. Todos os protótipos foram pensados no bem-estar da população e no meio ambiente. 

O dia de programação contou com a presença do grupo ‘Mulheres na Robótica’ que  compartilharam experiências e trabalhos desenvolvidos na área, além de histórias inspiradoras sobre suas trajetórias e projetos inovadores em robótica. 

A presença delas enriqueceu o encontro, incentivando outras mulheres a se envolverem e prosperarem nesse campo. Do mesmo modo, reforçou a importância da diversidade na tecnologia para a inovação e avanço científico.

Para a aluna Any Portilho, integrante do 'Mulheres na Robótica', é um momento importante de visibilidade para as meninas em busca de mudar a realidade e o estereótipo. “Quero ressaltar minha alegria porque esse evento é muito importante para o nosso projeto. É bom unir forças e saber que existem outros grupos que estão com o mesmo objetivo que o nosso, que é a visibilidade das meninas nesse meio, a conquista das mulheres nesse ambiente de trabalho da TI, a gente quer mudar a realidade das meninas e propiciar o conhecimento tecnológico e a quebra de estereótipos", disse Any.