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Controladoria-Geral do Estado implementa a Gestão de Riscos nos órgãos e entidades do Pará

O evento contou ainda com assinatura de um termo de cooperação entre CGE e Sefa estabelecendo atividades para modernizar a gestão fiscal do Estado

Por Jeniffer Terra (CGE)
24/05/2024 14h53

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) promoveu, na manhã desta sexta-feira (24), evento que lançou a Implementação da Gestão de Riscos na administração pública estadual. O evento faz parte da programação alusiva ao mês de maio, em que se comemora o Mês Internacional de Conscientização da Auditoria Interna. 

No ato também foram certificados os 33 servidores da CGE e da Sefa que concluíram o curso teórico e prático “Gestão de Riscos na prática e no Sistema SAEWEB”, ministrado por Robson Lopes, auditor de Controle Interno da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CG/DF).

“A gestão de riscos é uma obrigação legal e, com isso, nós vamos colocar o Pará na vanguarda da governança e no aperfeiçoamento da política pública. A formação destes 33 servidores é para que o Estado do Pará comece a desenvolver a gestão de riscos em todos os seus órgãos”, ressaltou o controlador-geral do Estado, Ozório Juvenil.

O Sistema de Auditoria e Gestão de Riscos (SAEWEB), já utilizado e cedido pela Controladoria-Geral no Distrito Federal, foi adaptado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) para utilização no Pará com objetivo de ordenar os trabalhos, facilitar e dar celeridade ao processo de gerenciamento de riscos dos órgãos. 

“A Gestão de Riscos veio como uma aliada para os gestores nesse desafio de se alimentar políticas públicas, para a melhoria da tomada de decisão, como instrumento de priorização, de construir boas práticas e de controle interno para garantir que a política pública alcance os seus resultados para a gestão e, consequentemente, para o cidadão. O curso foi uma oportunidade de tirar o assunto da subjetividade e trazer experiências práticas na aplicação dentro do setor público que tem os seus desafios próprios. Foram discutidas questões específicas de cada órgão e mostramos como é utilizada a ferramenta cedida pela CG/DF e como ela vai ajudar no controle da gestão de riscos para o Estado do Pará e os seus órgãos”, destacou Robson Lopes, auditor de Controle Interno da CG/DF.

Após a implementação na CGE, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) é o próximo órgão a implantar a Gestão de Riscos para identificar, gerenciar e reduzir quaisquer eventos que possam afetar a organização pública, além de reduzir os custos no setor público e fortalecer a imagem das instituições governamentais, permitindo o avanço contínuo do Estado.

“A Sefa entende que gerir riscos é uma ferramenta útil para a gestão. E o Estado do Pará sabe que existem instrumentos para a melhoria da administração, bem como sabe da necessidade desta prática em todos os graus da gestão pública e investe constantemente para a eficácia dos órgãos e entidades”, finalizou René de Oliveira, secretário de Estado da Fazenda.

No evento também foi assinado um termo de cooperação técnica entre a CGE e a Sefa, estabelecendo obrigações recíprocas no contexto do programa de modernização da gestão fiscal do Estado do Pará, além de uma ordem de serviço que dispõe sobre a consultoria da implantação da gestão de riscos na Sefa.