Setur promove em Oriximiná seminário sobre turismo na região do Rio Amazonas
Evento quer fortalecer a gestão turística na região, e promover o desenvolvimento econômico e social por meio de atividades e boas práticas turísticas locais
A Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) promove a realização do Seminário de Regionalização do Turismo da Região Turística Rio Amazonas, que ocorre no município de Oriximiná, entre os dias 20 e 24 de maio. O evento tem como objetivo fortalecer a gestão turística na região, promovendo o desenvolvimento econômico e social por meio de atividades voltadas para o aprimoramento das políticas e práticas turísticas locais.
O seminário faz parte do Programa Nacional de Regionalização do Turismo, uma política pública que visa à convergência e interação das ações do Ministério do Turismo com estados e municípios brasileiros. A iniciativa busca reunir representantes de secretarias municipais, empreendedores, membros da sociedade civil e conselheiros de turismo dos municípios que integram a Região Turística Rio Amazonas.
“Na Setur reconhecemos o enorme potencial turístico da Região Turística Rio Amazonas e, por isso, estamos comprometidos em fortalecer a gestão turística local através de capacitações e orientações que visam aprimorar as políticas e práticas municipais. O Programa Nacional de Regionalização do Turismo é uma iniciativa que busca promover a convergência de ações entre o Ministério do Turismo, estados e municípios, criando uma sinergia que potencializa os resultados para todos os envolvidos”, explica o secretário de Estado de Turismo, Eduardo Costa.
Durante o evento, servidores da Setur ministram palestras e capacitações sobre temas cruciais para a gestão turística. Entre os assuntos abordados estão o Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA), o Programa de Regionalização do Turismo, institucionalização de Instâncias de Governança Regional, elaboração de plano de ação para Conselhos Municipais de Turismo.
O conteúdo também envolve a promoção de práticas de Turismo Responsável, elaboração de Inventário da Oferta Turística, Plataforma de Inventários Turísticos (PIT), roteirização turística, pesquisas e produção de dados em turismo, Turismo de Base Comunitária (TBC), indicadores do turismo do Pará e da Região Turística do Rio Amazonas, importância da comunicação e marketing para o Turismo, patrimônio cultural e natural como ativo para o desenvolvimento do Turismo, Cadastro Automático de Experiências Turísticas (CAE) – Embratur.
O evento é realizado no Centro Integrado de Operações e Segurança (CIOPS) de Oriximiná. Nos dias de evento, diversas atividades e palestras foram realizadas para proporcionar uma imersão completa no universo do turismo, promovendo conhecimento e capacitação.
No dia 20 de maio, houve uma reunião de planejamento com a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Oriximiná. Esse encontro inicial serviu para alinhar estratégias e definir objetivos para os dias seguintes. No dia seguinte, foi realizada uma palestra sobre o Programa de Regionalização e o Desenvolvimento do Turismo e, pela tarde, os participantes se dedicaram à elaboração de um plano de ação para os Conselhos Municipais de Turismo, focando na melhoria e organização das atividades turísticas locais.
Na quarta-feira (22), foi apresentada uma palestra abordando os Indicadores do Turismo do Pará e da Região Turística do Rio Amazonas, fornecendo dados e análises importantes para o entendimento do cenário atual. No período da tarde, foram dadas orientações sobre o Inventário da Oferta Turística e o uso da Plataforma de Inventários Turísticos, ferramentas essenciais para a gestão eficiente do turismo na região.
Os participantes receberam uma capacitação específica, na quinta-feira (23), para a realização de pesquisas de demanda turística, fundamental para compreender as necessidades e expectativas dos turistas que visitam a região. E hoje, a programação encerra com o Workshop de Turismo Responsável, um evento dedicado a promover práticas sustentáveis e conscientes no setor turístico, garantindo a preservação dos recursos naturais e culturais para as futuras gerações.