HGT combate o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes
Uma equipe de profissionais da unidade hospitalar deslocou até uma Escola Indígena para levar informações sobre a temática para alunos
Para fortalecer a campanha nacional “Maio Laranja”, que combate o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT), através do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), vem realizando ações de educação em saúde desde o início deste mês, e se estenderá até o final do período.
Ontem, 22, uma equipe de profissionais da unidade hospitalar deslocou até a Escola Indígena Zane Tueruno, localizada na Aldeia Cuxiú-Mirim, em Tomé-Açu, distante 141,4 Km de Tailândia, para levar informações sobre a temática para alunos, discentes do estabelecimento de ensino que contou com a participação de estudantes de outras escolas das proximidades, além da comunidade local.
Segundo assistente social do HGT, Daniele Cândido, a ação contou com realização de roda de conversa conduzida pela profissional que ressaltou ser o dever de todos assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes. “O combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, precisa ser uma luta de todos, o trabalho de levar informações referente à temática, faz da sociedade uma protagonista nessa luta de proteger nossas crianças e adolescentes”, destacou.
Aprovação - A estudante Jhenyff Lameira, de 13 anos, do 8º ano do ensino Fundamental, na Escola Santo Antônio, esteve entre as crianças que participaram da ação e aprovou o bate-papo. “Achei interessante essa conversa, pois retrata uma situação que acontece diariamente no Brasil. Ninguém tem o direito de prejudicar as crianças”, enfatizou a estudante.
Jaylson Gomes de Oliveira, de 14 anos, do 7º ano, também participou do evento e disse que, com a mobilização da comunidade, a campanha “Maio Laranja” pode imprimir resultados positivos da sociedade. “Gostei do objetivo da ação. Se a gente não se importar, casos de violência contra as crianças vão crescer muito. Com a ajuda dos pais e professores, nós podemos mudar isso”, afirmou.
Para o diretor da Escola Centro Ouro, José Cleito de Oliveira, esse momento de debate e conscientização é uma prioridade a ser trabalhado na população no intuito de prevenir a violência e o abuso infantil.
“É fundamental trabalhar esse tema tão delicado proposto pela campanha do Maio Laranja. Muitas crianças sofrem com essa violência e são coagidas a não falar. É muito importante estarmos conversando com os alunos de como contornar essas situações. Enquanto escola, temos esse papel, que também é meu papel como cidadão. Convidamos a comunidade para participar e trabalhar com eles a prevenção”, disse o gestor.
Ações anteriores - No último dia 18, a ação de proteção às crianças foi realizada pelos profissionais do HGT junto aos estudantes da Escola Centro Ouro, localizada na Comunidade Vila do Incra, no município de Moju.
Parceria – A campanha "Maio Amarelo", promovida pelo HGT teve a parceria da empresa Belém Bioenergia, que convidou a equipe do Hospital Geral de Tailândia para levar informações sobre a temática à comunidade local, inclusive em escolas dos municípios e escolas indígenas da região campanha. Além de apoiar o "Maio Amarelo", a Belém Bioenergia tem colaborado com o HGT há dois anos, principalmente, em iniciativas de sustentabilidade, reforçando o compromisso conjunto com a segurança no trânsito e a proteção ambiental.
Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço - O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.3121.