Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Regional do Marajó alcança índice de satisfação dos usuários superior a 99%

Por Governo do Pará (SECOM)
22/05/2024 19h02

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, na Ilha do Marajó, tem sido amplamente reconhecido pelos investimentos contínuos em aprimoramento dos serviços e capacitação de seus profissionais. De janeiro a abril de 2024, o hospital atingiu uma média geral de satisfação dos usuários superior a 99,26%, conforme apurado pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). Este significativo índice reflete a aprovação dos usuários ao empenho da gestão em oferecer uma assistência cada vez mais segura, de qualidade , e humanizada à população da região.

Danielle Barbosa, líder do SAU, explica que o setor realiza, diariamente, a busca ativa nos setores de atendimento à opinião dos usuários sobre a assistência no HRPM junto aos seus usuários. Nesse processo, é explicado a funcionalidade dessa pesquisa e, posteriormente, é aplicado um questionário para apurar a satisfação dos usuários.

“Nessa pesquisa, os usuários avaliam com notas de 0 a 10 podendo, ainda, registrar sua opinião, seja ela elogios, queixas ou sugestões. Os dados são tabulados e, ao final do mês, é feito o fechamento da produção mensal, assim, podendo mensurar os índices de satisfação de cada setor; e a partir desses números, é possível chegar a média geral de satisfação dos usuários”, explicou.

A gestora comenta que, em geral, os serviços do Regional do Marajó são muito bem avaliados pelos usuários, os quais sempre elogiam as boas práticas desenvolvidas no atendimento. Ela detalha que com a participação das pesquisas, os usuários têm a oportunidade de expressar suas opiniões sobre os serviços que eles utilizam, contribuindo para a avaliação e aprimoramento contínuo dos serviços prestados pelo HRPM, “pois a ouvidoria possibilita que o usuário participe dos processos e tomadas de decisão no hospital”, finalizou Barbosa.

Aprovação - Elaine Lucena, de 37 anos de idade, é uma das usuárias satisfeitas com a assistência em saúde do HRPM. Ela diz que o atendimento agradou e que todos os profissionais estão comprometidos com a qualidade dos serviços.

Elaine Lucena e seu filho“Achei muito bom, fui muito bem tratada. Gosto muito dos médicos daqui! Todos os que acompanharam o meu filho foram muito atenciosos, não mediram esforços no tratamento dele, além do atendimento da equipe de enfermagem. Estou muito satisfeita. Acho o atendimento humanizado bom, e me sinto bastante segura. Aqui, temos todo o suporte que precisamos, somos muito bem atendidos e com rapidez. Eu gosto muito daqui, por toda estrutura que o hospital oferece”, elogiou a servidora pública.

Dados - Referência da oferta de assistência de média e alta complexidade aos seus usuários, em 2023, a equipe multiprofissional da unidade hospitalar garantiu aproximadamente 315 mil atendimentos. De janeiro a abril deste ano, foram 85.792 atendimentos.

O HRPM é um órgão da rede de saúde pública do governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

Serviço: O HRPM está localizado na avenida Rio Branco, nº 1.266, bairro Centro.
Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127.

Texto: Pedro Amorim