Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEMINÁRIO

Sedap repassa informações aos servidores sobre o II Sigema

O evento será realizado nos dias 6, 7 e 8 de junho e objetiva dar visibilidade aos produtos e serviços de Indicação Geográfica como a farinha de Bragança e o queijo do Marajó

Por Rose Barbosa (SEDAP)
22/05/2024 16h04

Para informar e esclarecer todas as dúvidas sobre a programação do II Seminário de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas (II Sigema), que ocorre de 6 a 8 de junho, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), por meio da organização do evento, realizou nesta quarta-feira, 22, um encontro com os servidores estaduais. A reunião ocorreu no auditório da instituição.

O II Sigema será realizado no Boulevard da Gastronomia e no Sesc Ver-o-Peso. Durante a reunião, a engenheira agrônoma da Sedap, Márcia Tagore, que coordena o Fórum de IG e Marcas Coletivas, esmiuçou toda a programação. Conforme ela, o evento vai contar com a exposição dos produtos que já tiveram a Indicação Geográfica reconhecida no Estado, como o queijo do Marajó e a farinha de Bragança, por exemplo, além dos demais que já estão em processo para a obtenção do reconhecimento, como o açaí, o mel de São João de Pirabas e o cacau da Transamazônica.

"Nós teremos 30 estandes para os produtores que ficarão instalados no Boulevard da Gastronomia, onde haverá exposição e vendas de produtos de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas", explicou. 

Ela informou ainda que no mesmo espaço será montado um palco onde haverá apresentação de shows culturais com artistas da terra, além de desfile de moda. Também haverá o preparo de receitas ao vivo no espaço “Cozinha Show”. 

O titular da Sedap, Giovanni Queiroz, prestigiou a programação. Para ele, a programação valorizará os produtos que já têm a IG e os que virão. Destacou como fundamental a participação da população e dos servidores no evento. "Será um evento que valoriza os produtos regionais e potencializa o que é produzido em diferentes regiões do estado", ressaltou.  

Integração - Os servidores aprovaram a programação e garantem que irão prestigiar a iniciativa da Sedap. O oceanógrafo e técnico em gestão de pesca e aquicultura, Thiago Oliveira, disse que acha importante a secretaria realizar programações que valorizem os produtos genuinamente paraenses. Também elogiou a iniciativa da organização do evento em reunir os servidores para informar sobre a programação. 

“Traz integração entre os setores, a gente toma conhecimento das ações da secretaria e consegue falar para o nosso público final e também para a sociedade de forma coesa, de forma objetiva e de mais um serviço que a secretaria tem e que a gente pode atender”, opinou o servidor.  Ele disse que está com boas expectativas com relação à programação. 

Outro que acompanhou a reunião no auditório da Sedap e aprovou a iniciativa foi o coordenador de produção animal, Andrio de Andrade, que é técnico agrícola. Ele acredita que os servidores estando envolvidos na programação ajudarão na execução e na divulgação do evento e da importância da Indicação Geográfica.

“O evento tem uma dimensão muito grande, que é tratar as Indicações Geográficas e Marcas Coletivas no Estado, então ele acaba dando crédito por esse trabalho que é feito lá no campo. Tudo é gratificando, beneficiando o produtor que está lá na ponta. É um trabalho integrado do Estado com a dimensão nacional e internacional",   ressaltou. 

Serviço: Os interessados em apresentar trabalhos técnicos científicos podem ser inscrever até o dia 5 de junho no site www.sedap.pa.gov.br. Através do endereço eletrônico, o público poderá ter acesso a toda a programação do II Sigema.