Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Geral de Tailândia (HGT) amplia bem-estar das crianças com Brinquedoteca

Espaço lúdico é conduzido por profissionais de pedagogia e dispõe de brinquedos, vídeo game, livros, e material para pintura, entre outras opções

Por Ascom (Ascom)
22/05/2024 12h26

Com uma assistência humanizada diferenciada junto aos usuários infantis, a gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT), no nordeste paraense, proporciona cuidado integral e amplia a atenção ao proporcionar o bem-estar emocional das crianças, disponibilizando uma Brinquedoteca.

O espaço é conduzido pela pedagoga da unidade hospitalar, Elizabett Gomes. De janeiro a abril deste ano, a Brinquedoteca registra 150 atendimentos, o que mostra o compromisso contínuo no atendimento das necessidades de saúde das crianças da região de Integração do Tocantins.

A pedagoga Elizabett Gomes destaca que a Brinquedoteca é um ambiente lúdico projetado para oferecer alegria e diversão às crianças durante a internação hospitalar. "A Brinquedoteca do HGT é mais do que um simples espaço de lazer, é uma iniciativa que reforça nosso compromisso com o cuidado humanizado e integral dos pequenos usuários. Por meio desse ambiente acolhedor, buscamos proporcionar momentos de alegria e bem-estar. Aqui, as crianças se sentem à vontade para expressar suas emoções e vivenciar experiências positivas mesmo em um contexto hospitalar”, explica a profissional.

O espaço é equipado com uma variedade de brinquedos, vídeo game, livros, lápis de cor e papel, material para pintura, permitindo que os pequenos pacientes se distraiam e se divirtam mesmo em meio às rotinas hospitalares.

Naila Pascoal é mãe de Weslayane Pascoal, de 4 anos, internada na unidade hospitalar. A mãe enfatizou a importância do atendimento pedagógico do espaço para o bem-estar do filho e para as demais crianças internadas. “É muito importante esse espaço dentro do HGT. Sempre que dá o horário de irmos para a Brinquedoteca, ela fica empolgada, e acaba renovando as energias. E eu, como mãe, fico ainda mais aliviada em ver minha filha feliz e se distraindo, brincando com as outras crianças. Quando ela está estressada, a pedagoga traz brinquedos e realiza atividades com ela no leito, sempre com carinho e atenção”, disse Naila.

Além de proporcionar momentos de lazer, a Brinquedoteca também desempenha um papel importante na recuperação das crianças. A psicóloga da unidade hospitalar, Izabel Alves, explica que o brincar é uma atividade terapêutica que auxilia na expressão de sentimentos, na socialização com outros pacientes e no enfrentamento dos desafios que a internação pode trazer.

“Na Brinquedoteca, elas encontram uma forma de externar os sentimentos, seja através de brincadeiras simbólicas, desenhos ou conversas informais. Isso não apenas ajuda a lidar com suas emoções, mas também nos permite compreender melhor suas necessidades e preocupações. Dessa forma, a Brinquedoteca contribui para a promoção da saúde emocional e psicológica das crianças”, explicou a profissional. É lei - Brincar é um direito da criança, dever do estado, da família e da sociedade, amparado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela lei federal 11.104, de 21 de março de 2005, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de Brinquedotecas nas unidades de saúde, que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação.

Serviço:

O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica na avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752-31210.

Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária. 

Texto de Andrey Silva / Ascom HGT