Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Seduc e PM combatem violência em escolas de Ananindeua

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/12/2015 17h28

Em reunião nesta quinta-feira (10), na Escola Estadual Professor Antônio Gondim Lins, na SN 21 do Conjunto Cidade Nova V, em Ananindeua, dirigentes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Companhia Independente de Policiamento Escolar da Polícia Militar (Cipoe) definiram  ações a serem executadas na prevenção e combate a casos de violência relacionados a unidades escolares do entorno da Escola Gondim Lins.

A reunião contou com a presença da coordenadora do Projeto Bem Conviver, da Seduc, Rosemary Nogueira, gestora da Coordenadoria de Ações Educativas Complementares (CAEC); da comandante interina da Cipoe, capitã Priscila Viana; do gestor  da Unidade Seduc na Escola (Use 15), José Marinho; do diretor da Escola Antônio Gondim Lins, Zildomar Souza; do assessor da Secretaria Adjunta de Ensino (SAEN), Manoel  Gledson Costa, e diretoras de escolas estaduais e dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp).

Estrutura

De acordo com os técnicos Mário Pinto e Luís Paulo Mendes, da Diretoria de Recursos Tecnológicos e Imobiliários da Secretaria Adjunta de Logística Escolar (SALE), a Seduc providenciará a revisão de todo sistema de iluminação externa dos blocos de salas de aula; fará vistoria dos muros das escolas objetivando a elevação das estruturas de concreto, caso seja necessária.

A DRTI Seduc PA iniciará na semana que vem programação de visitas técnicas a escolas estaduais em Ananindeua, para identificação de eventuais demandas na estrutura física dos estabelecimentos. As ações fazem parte da prevenção a investida de assaltantes contra as comunidades escolares.

“Vamos atuar de forma integrada com as escolas, com a USE 15, a Polícia Militar, o Pro Paz Integrado no Projeto Bem Conviver, que tem como proposta a cultura de paz nas comunidades escolares e no entorno das unidades de ensino”, afirmou Rosemary Nogueira.

Policiamento

A capitã Priscila Viana anunciou que a Cipoe atuará com policiamento velado, como já vem procedendo em quatro escolas na Grande Belém, e ainda intensificará as rondas escolares na área de escolas em Ananindeua. A proposta de funcionamento de uma base para os policiais militares em uma das escolas estaduais da USE 15 será analisada pela Polícia Militar.

O Bem Conviver tem viabilizado reuniões periódicas entre gestores e professores de escolas estaduais e dirigentes de instituições com policiais militares, para o enfrentamento de situações de violência no ambiente escolar e nas vias de acesso das escolas. Também já foram ministrados cursos nesse sentido aos profissionais de Educação e incentivada a participação das famílias dos estudantes no processo de prevenção ao tráfico de entorpecentes e agressões físicas e verbais que acabam atingindo os alunos.