Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Estação terá Pôr do Som Solidário com grupos regionais e roda de carimbó nesta sexta-feira, 24

O evento é para arrecadar fundos a serem destinados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)
21/05/2024 16h18

Na próxima sexta-feira, 24, a Estação das Docas terá uma edição especial do Projeto "Pôr do Som" que, em parceria com diversos grupos regionais, vai realizar uma roda de carimbó solidária para arrecadar fundos a serem destinados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Os shows ocorrem das 17h às 21h, na orla do complexo. As apresentações serão transmitidas ao vivo, para apreciadores de outros estados que desejem ajudar.

A Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas, é parceira nesta ação proposta pelo Regional Frutos do Pará, em parceria com o coletivo de grupos de carimbó da Grande Belém, com a Pestudio1.0, e com a Baillar Centro de Danças, da cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, para onde o valor arrecadado será destinado. O objetivo é a compra de mochilas e materiais escolares para crianças que residem em cidades afetadas, e que já estão tentando voltar à normalidade.

"Mais do que um gesto, a solidariedade se torna uma necessidade quando o assunto é reforçar a ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul. Acredito que esta seja a roda de carimbó mais imperdível do ano, na qual contamos não apenas com alegria e vontade de dançar, mas também com a ajuda de todos por esta causa tão nobre", afirma Ruan Rocha, diretor-presidente da OS Pará 2000.

As transferências poderão ser feitas a qualquer momento para a conta da caixa econômica federal aberta especificamente para esta ação em nome de Rubert e Pereira ME Ltda (nome de fantasia Baillar), através da chave PIX 93.266.468/0001-03.

A roda de carimbó contará com a participação de vários grupos, sendo eles:

- Regional Frutos do Pará

- ⁠Grupo Ayrakyrã

- Parasileiros

- Sancari

- Tarubá

- Carimbó Mururé

- Eduardo Luz

- Regional Cabano Mestiço

- ⁠Grupo D’aqui - carimbó da Vila da Barca.

- Carimbó Avoado

- Regional Sabor Marajoara

- Mistura Nativa

- Carimbó Xibante - Mestre Pedrinho

- Grupo Oirandé Ará - Mestre Catarino

- Carimbó Galo Duro

- Regional Iaça Luterana

- ⁠Tamboiara Amazônia

Paulo Jorge, diretor musical do Regional Frutos do Pará, fala sobre a expectativa que tem para as apresentações da roda de carimbó solidária. "Esperamos que esta ação mostre um pouco da união entre os grupos de carimbó da grande Belém, e sirva de exemplo para demostrar a necessidade de termos empatia com os problemas do próximo. Para nós, fazedores de cultura, que somos muito bem recebidos e acolhidos pelo povo do Rio Grande do Sul sempre que os grupos participam de festivais culturais e de folclore naquela região, esta ação é apenas uma forma singela de dizer que, apesar de distantes, somos iguais e irmãos da cultura, e que estamos orando para tudo voltar ao normal", declara.

Serviço

Pôr do Som Solidário – Roda de Carimbó gratuita com diversos Grupos Regionais
Data: 24 de maio de 2024 (sexta-feira)
Hora: 17h às 21h
Local: Orla da Estação das Docas – Avenida Boulevard Castilhos França, no bairro da Campina, em Belém.

Texto de Beatriz Santos / Ascom OS Pará 2000