Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTIVO

 Sedap orienta agricultores sobre a importância dos viveiros rústicos para a produção de mudas de cacau 

A secretaria, em conjunto com a Emater, reuniu 35 produtores rurais de Brejo Grande do Araguaia para ação educativa. Iniciativa será levada a outros municípios

Por Rose Barbosa (SEDAP)
21/05/2024 14h32

Com a finalidade de levar conhecimento sobre a importância dos viveiros rústicos para a produção de cacau e de açaí, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), por meio da sua Regional Carajás, em conjunto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) – escritório regional de Brejo Grande do Araguaia (Região de Integração Carajás) - reuniu 35 agricultores do município na última segunda-feira (20).

A programação ocorreu na Chácara Deus Dará, no Assentamento Nova Canaã, da proprietária Joveline Marques. O coordenador da Regional Carajás, engenheiro agrônomo Fábio Oliveira,  foi o responsável pela palestra sobre a construção de viveiros rústicos para a produção de cacau. 

Ele explicou que os viveiros têm um papel fundamental na produção de cacau e consequentemente para um cultivo bem-sucedido. Por isso, segundo reforçou, o que se espera com a disseminação de conhecimento é que os próprios produtores façam seus viveiros e as suas próprias mudas de cacau, segundo preconiza a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

No próximo mês, os produtores estarão recebendo os frutos de cacau de onde se extraem as sementes, segundo anunciou Fábio Oliveira. A ação educativa é uma iniciativa da Regional Carajás, que sentiu a necessidade de fortalecer o repasse de informações aos agricultores. 

“Nós vínhamos registrando perdas de sementes e sentimos a necessidade de orientar o produtor; o cacau é uma fruta muito sensível, que não aguenta transporte e chegava na propriedade do produtor danificada pelo vento e pelo sol da forma como eram transportadas”, explicou o coordenador. 

Na próxima semana, as orientações serão levadas aos agricultores de Breu Branco, Goianésia e Jacundá e nas duas primeiras semanas de junho, aos municípios de São João do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São Domingos do Araguaia e Piçarra.