Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Profissionais de saúde recebem capacitação como tutores do Método Canguru

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/12/2015 19h21

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual da Saúde da Criança, em parceria com Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) e Fundação Santa Casa, promove até sexta-feira (11) o I Curso para Capacitar Tutores no Método Canguru para os Hospitais Universitários e demais maternidades com UTI/ UCI neo, no auditório da Santa Casa. O evento ocorre desde o dia 7, com a presença de 40 profissionais, entre enfermeiros, médicos, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, fisioterapeutas e nutricionistas de diversos municípios do Estado.

“O curso tem como objetivo capacitar equipes de hospitais de ensino e os demais com a finalidade de fomentar a implantação das três etapas da Política de Atenção Humanizada ao Recém-Nascido – Método Canguru. Depois dos cursos de formação de tutores estaduais nas maternidades de referência, a Coordenação Estadual Saúde da Criança levará o treinamento também para os hospitais universitários e os demais hospitais que têm UTI/ UCI Neonatal”, explicou a coordenadora estadual da Saúde da Criança, Ana Guzzo.

O curso dá continuidade ao projeto de expansão e fortalecimento do Método Canguru no Brasil, reafirmando o compromisso no Estado e compreendendo que a Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso – Método Canguru (AHRNBP–MC) nas maternidades brasileiras passa, necessariamente, pela efetiva incorporação nas políticas estaduais e municipais de saúde da criança.

“O Método Canguru é uma norma de atenção humanizada ao recém-nascido prematuro e de baixo peso. Desde o momento que nasce, ele recebe cuidados específicos na UTI ou UCI. Após a alta o bebê continua recebendo um acompanhamento adequado em ambulatórios de especialidade, integrado à atenção básica. Todas as maternidades devem incorporar essa norma de cuidado, pois ela está dentro das boas práticas na redução da mortalidade neonatal”, disse a coordenadora do projeto pelo Centro de Referência da Santa Casa, Vilma Hutim.

“O Método Canguru é uma política pública de saúde que ajuda na qualidade de vida da mãe e do recém-nascido. O curso aborda várias questões, como ambiência, em que são tratadas questões do calor, frio, luz e ruídos. Falamos também da questão do posicionamento entre a mãe e o bebê e questões de cuidados gerais, cuidado da família e outros”, disse a neonatologista e tutora do Ministério da Saúde Maria Cândida Bouzada.

Participam do curso profissionais das maternidades de Altamira, Santarém, Bragança, Igarapé-Miri e Paragominas, que multiplicarão esses ensinamentos como tutores nas maternidades dos municípios. Além da Santa Casa, primeira maternidade treinada e certificada como Centro de Referência Estadual do Método Cangurú, outras maternidades já receberam essa capacitação específica, como a Beneficente Portuguesa, Ordem Terceira, Anita Gerosa e o Hospital Divina Providência.