Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PECUÁRIA

Conceição do Araguaia sedia a I Expoleite

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/12/2015 11h53

Começa nesta sexta-feira, 11, e segue até domingo, 13, no Parque de Exposições Agropecuárias de Conceição do Araguaia, a I Expoleite, programação que congrega toda a cadeia produtiva na região para uma jornada de debates, palestras e mesas redondas voltadas ao fomento de políticas públicas e melhorias infraestruturais para o setor, bem como exposições, cursos, leilões e torneios com premiações em dinheiro aos participantes. O evento é promovido pelo Sindicato Rural de Conceição do Araguaia com o apoio do Governo do Estado, via Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

No sábado, 12, sete laticínios da região receberão, no estande do governo instalado no Parque de Exposições, os selos que certificam o queijo por eles fabricado como produto artesanal do Pará,  atestando as boas práticas de fabricação do produto e garantindo a sua comercialização em todo o território estadual. A certificação é fruto de a um esforço conjunto da Adepará, órgão de inspeção sanitária, Eamter, Sedap, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e produtores, que resultou na Portaria 418/2013, da Adepará.

Os selos serão entregues juntamente com os certificados que asseguram a regularização e adequação desses laticínios às normas do protocolo de produção estadual. Outros nove estabelecimentos estão sendo submetidos ao mesmo processo e deverão receber os selos em breve.

Das sete queijarias que serão certificadas, três estão sediadas em Conceição do Araguaia, uma em Bannach, uma em Ourilândia do Norte, uma em Xinguara e uma em Santa Maria das Barreiras. Juntas elas beneficiam cerca de 10 mil litros leite por dia e mobilizam o trabalho de 140 produtores.

A I Expoleite também abrirá espaço para a realização de torneios, que reservam premiações aos participantes, além de palestras e cursos de capacitação. Acompanhe a programação:

Dia 11 (Sexta-feira)
- 1ª e 2ª ordenhas do torneio leiteiro      
- Curso sobre derivados de leite
- Palestras “Manejo de bezerra leiteira e manejo reprodutivo” e “Alimentação alternativa”
- Leilão leiteiro

Dia 12 (Sábado)
- 3ª e 4ª ordenhas do torneio leiteiro
- Curso de derivados do leite
- Palestras “Manejo sanitário: brucelose e tuberculose e boas práticas agropecuárias” e “Crédito rural”

Dia 13 (Domingo)
- 5ª ordenha do torneio leiteiro
- Cerimônia de premiação do torneio leiteiro
- Mesa-redonda com a participação de autoridades sobre a cadeia produtiva do leite na região, implantação de políticas públicas e melhorias de infraestrutura para o setor.