Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

GFLu capacita agentes para pilotagem de embarcações acima de 8 m de comprimento

Capacitação reúne profissionais do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar do Pará

Por Roberta Meireles (SEGUP)
17/05/2024 11h22

O Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFLu), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), concluiu a capacitação de 20 agentes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar no Curso Especial para Condução de Embarcações de Estado e Serviço Público (ECSP). O treinamento que teve início no dia 6, encerrou nesta sexta-feira (17), sendo especificamente voltado para a pilotagem de embarcações com mais de oito metros de comprimento, de grande porte. 

O curso é o segundo que ocorre em 2024, totalizando 50 agentes capacitados. Ministrado pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental(CPAOR), o treinamento é composto por aulas teóricas e práticas para alunos que possuem habilitação no Curso Especial para Tripular Embarcações do Estado no Serviço Público (ETPS), ofertado pela Marinha do Brasil, que permite a pilotagem de embarcações de até oito metros. 

O delegado Arthur Braga, titular do GFLu, explica que a capacitação permite a pilotagem de embarcações maiores e mais potentes que possam ser utilizadas pelos agentes em missões dentro da segurança pública do Estado. “Isso tem maior relevância nesse momento em razão da iminência da implementação da base Candiru, em Óbidos, que será entregue em breve. Os Agentes precisarão estar capacitados para conduzir as embarcações blindadas que serão entregues junto com a base e que serão empregadas naquela região, assim como em outras regiões do Estado”, ressaltou. 

Investimento - Com posicionamento estratégico na malha fluvial do Baixo Amazonas, a Base “Candiru” será a segunda Base integrada entregue pelo Governo do Estado, e possui investimento de mais de R$8,2 milhões de reais. A localização, na fronteira com o estado do Amazonas, é um ponto especialmente pensado para o combate ao escoamento de tráfico de drogas e crimes ambientais na região. 

Texto de Esther Pinheiro / Ascom Segup