Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE

Obras de duplicação de trecho da PA-481 dão maior segurança ao tráfego em Barcarena

Redução dos congestionamentos também é benefício destacado pela população

Por Giovanna Abreu (SECOM)
17/05/2024 11h07

A duplicação da rodovia PA-481 é um sonho antigo da população de Barcarena que começa a se tornar realidade, com a assinatura da Ordem de Serviço, firmada pelo governador Helder Barbalho, no dia 25 de abril, para o início das obras, que contemplarão um trecho de 12 km, chamado trecho do Trevo do Peteca, no município, na Região Metropolitana de Belém. É um investimento de mais de R$ 71 milhões.

“Quem conhece Barcarena sabe a importância dessa obra e a quantidade de gente que, todo dia, percorre esses quilômetros para buscar o seu ganha-pão no Porto de Vila do Conde, no Distrito Industrial de Vila do Conde", destacou o governador Helder Barbalho.

O governador destacou, ainda: "as pessoas que moram no São Francisco ou em outras comunidades precisam ir trabalhar no Porto e se deslocar para a Vila dos Cabanos, para poder ir até à UPA, ao supermercado ou trabalhar no centro urbano. Nós estamos falando de uma estrada que dialoga com o centro urbano da cidade de Barcarena e é pensando em quem precisa se deslocar pela via que estamos iniciando essa obra”, afirmou.

Além de reduzir congestionamentos e organizar o fluxo de veículos, a duplicação do trecho da PA-481 contribuirá para garantir mais segurança no trânsito, já que é uma área que tem tráfego intenso e já registrou diversos acidentes. “Sem dúvidas, com essa nova pista vai ficar muito mais seguro, estava precisando disso. Já vi muitos acidentes. O pior horário era às 7h, quando o pessoal sai para trabalhar, aí aconteciam essas coisas”, conta o borracheiro Antônio Pimenta, que trabalha na PA-481.

Antônio Pimenta trabalha como borracheiro (reparos de pneus) na PA-481: "Com essa nova pista vai ficar muito mais seguro" Um dos focos da construção é também melhorar a logística portuária, tornando o Porto de Vila do Conde cada vez mais competitivo para gerar emprego e renda para os barcarenenses e para todo o Pará. De acordo com o governador do Estado, as obras têm o potencial de impulsionar o desenvolvimento econômico da região, incentivar novas oportunidades de negócios e estimular o crescimento das indústrias locais.

Otaciano de Lima também atua como borracheiro na PA-481: "Expectativa é de o tráfego ficar bem melhor"O borracheiro Otaciano de Lima, que também trabalha na PA-481, destaca que os horários de maior pico de movimento na via são às 7h, e final da tarde, por volta das 17h. “Nesses horários, há registros de acidentes com frequência e com as obras, a expectativa é de que essa realidade se transforme, porque a via será mais segura, ampliada, além do tráfego ficar muito melhor”, conclui. 

Clique aqui e saiba mais sobre as obras.