Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E CONHECIMENTO

Centro de Ciências e Planetário do Pará têm programação na Semana Nacional de Museus

Inciativa abrange sessões de cúpula, visitação ao Centro de Ciências, exposição de produtos educacionais, seminários e palestras entre outras ações

Por Ascom (Ascom)
17/05/2024 10h02

Professora da Uepa, Ivanete Moreira, em evento ao ar livreOs Museus são espaços a serviço da sociedade, que fomentam a diversidade, por meio de suas ações de pesquisa, coleção, conservação, interpretação e exposição de patrimônios materiais e imateriais. Entre as diferentes segmentações de museus está o museu de ciências, instituição que atua na divulgação e popularização da ciência, possibilitando ao público visitante o aprendizado de conhecimentos científicos presentes no cotidiano.

O Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), vinculado à Universidade do Estado do Pará (Uepa), é um espaço que se configura como museu de ciências para promover o desenvolvimento científico sociocultural da população paraense.

Considerando a vertente museal do CCPPA, ele integra a 22ª Semana Nacional de Museus, com programação que iniciou, na quarta-feira (15) e seguirá até este sábado (18). Neste ano, o evento conta com a participação de 1.088 museus e instituições culturais e educativas de todo o Brasil, em atividades variadas.

Diretor do Planetário do Pará, professor Roberto Silva afirma que o espaço está de portas abertas para o público paraense A 'Semana' é promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o objetivo de celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Em 2024, possui o tema “Museus, Educação e Pesquisa” e propõe o incentivo à reflexão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Uma das metas estipuladas é garantir educação de qualidade inclusiva e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

A programação apresentada pelo CCPPA na 22ª Semana Nacional de Museus envolve sessões de cúpula, visitação ao Centro de Ciências, exposição de produtos educacionais, seminários, palestras e observação do céu noturno. A iniciativa é gratuita, voltada ao público em geral e não necessita de inscrição prévia.

Palestra nesta quinta-feira (16) pela Semana Nacional de Museus Uma das ações presentes no evento, na manhã desta sexta-feira (17), é a palestra “Educação, Museologia e Inclusão: um Olhar para as Pesquisas em Museus na Amazônia”, ministrada pelo professor Huber Lobato, coordenador do curso de Letras/Libras da Universidade Federal do Pará (UFPA). Logo após, às 10h, ocorrerá a sessão de cúpula inclusiva, totalmente em Libras, denominada “O Céu em Belém em Libras”.

A sessão de cúpula foi elaborada pelos professores da Uepa, Ivanete Moreira, Antonio Sérgio Carvalho, Reginaldo Junior, Cristiele de Freitas, e pela ex-monitora do CCPPA e intérprete, Isabelle Ramos. De acordo com a docente Ivanete Moreira, a sessão foi produzida no primeiro semestre de 2023, e, “teve um reconhecimento marcante do público da comunidade surda, com contribuição significativa no aprendizado de conhecimentos científicos relacionados à Física e Astronomia, e na garantia ao direito à acessibilidade das pessoas com surdez que visitam o espaço do Centro de Ciências e Planetário do Pará”, disse ela.

Professora Sinaida Vasconcelos convida a população paraense a conhecer o espaço de conhcimento que é o PlanetárioHistórico e Relevância

O CCPPA participa da Semana Nacional de Museus desde 2015 e, durante o evento, amplia sua programação, articulando-a com a temática anual escolhida. “Nós, efetivamente, transformamos as nossas atividades do dia 15 até este sábado (18), e temo um grande espaço aberto para que o público participe das ações previstas”, afirma o diretor do Centro de Ciências e Planetário do Pará, professor José Roberto Silva.

Servidora do Planetário, Ulla Vasconcelos observa que cada edição da Semana dos Museus promove novos conhecimentosA servidora Ulla Vasconcelos atua desde 2008 no Planetário do Pará, na função de agente administrativo. Para ela, participar da Semana Nacional de Museus amplia o conhecimento sobre o CCPPA ao público. “A cada edição do evento, nos integramos à programação, pois cada ano possui um tema diferente para ser abordado durante a Semana. É de suma importância participarmos”, ressalta.

Um dos momentos da abertura da Semana Nacional de Museus na quarta-feira (15)De acordo com a professora da Uepa, Sinaida Vasconcelos – que foi diretora do CCPPA entre os anos de 2013 e 2020 -, a instituição começou a fazer parte da Semana Nacional de Museus em 2015. “A população paraense precisava conhecer e valorizar a riqueza desse espaço e, com certeza, a programação da Semana Nacional de Museus – que, geralmente, dá uma grande visibilidade, devido aos eventos de portas abertas - contribuiu muito para a divulgação do trabalho que se faz no Centro de Ciências, aumentando o número de pessoas que conhecem, visitam e aprendem sobre ciências no CCPPA”, relata.

Levar ao conhecimento da população em geral a pluralidade que existe em termos de museus também é um dos objetivos da Semana Nacional, conforme a professora Sinaida: “Há até pouco tempo, quando faziam pesquisas de opinião sobre museus, a maioria da população fazia associação do espaço museal como um espaço de coisas antigas, por estar restrito à imagem do museu como um local histórico. Mas, a gente tem um cabedal de espaços museais, como os museus de ciências”.

Servidora do Planetário Dina Bandeira desenvolveu pesquisa de doutorado sobre papel educativo do Planetário Pesquisa

Segundo a pedagoga Dina Carla Bandeira, servidora do CCPPA, o tema “Museus, Educação e Pesquisa” envolve dimensões de extrema importância, pois “pensarmos qual tem sido a atuação dos museus brasileiros em seus devidos contextos se faz urgente, visto que, na dimensão educativa, o museu deve ser reconhecido pela sociedade no sentido de promover e estabelecer um diálogo libertador”.  

O interesse pela temática da educação em museus de ciências levou Dina a elaborar a tese de doutorado: “Uma estrela na Amazônia: a história do setor educativo do Centro de Ciências e Planetário do Pará ‘Sebastião Sodré da Gama’ (1997-2022)”. O trabalho está em fase de desenvolvimento, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

“Chegar ao Planetário, em 2019, depois de ter atuado por 23 anos na educação formal de ensino, me direcionou a questionamentos sobre qual tem sido a história institucional desse museu (o Planetário), e qual tem sido a sua função educativa ao longo do percurso histórico. Ou seja, o que tem sido propagado na formulação de seus projetos de ação pedagógica, na consolidação do conjunto de ações, projetos e eventos desenvolvidos”, detalha Dina

A servidora se diz grata por poder pesquisar e contribuir com a Universidade do Estado do Pará, através da tese de doutorado que enfoca a história do CCPPA. “Destaco que a Uepa, por meio da política de valorização de seus servidores, tem me proporcionado cursar o doutorado com mais tranquilidade. Agradeço à minha querida Uepa, instituição na qual fui egressa”, conclui. Neste sábado, 18, a Universidade do Estado do Pará completa 31 anos de existência, e tem se dedicado ao desenvolvimento de projetos que visam a qualificação do seu corpo técnico administrativo e operacional, para o crescente fortalecimento da instituição.

Texto de Monique Hadad / Ascom Centro de Ciências e Planetário do Pará, da Uepa