Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONFRATERNIZAÇÃO

Vítimas de escalpelamento participam de Natal Solidário

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/12/2015 14h07

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), através da Diretoria de Políticas de Atenção Integral à Saúde (DPAIS), da Coordenação Estadual de Mobilização Social (Cemos) e Comissão Estadual de Erradicação dos Acidentes de Motor com Escalpelamento em parceria com a Fundação Santa Casa, realizaram nesta quarta-feira (16), o Natal Solidário “Sem lágrimas nos rios da Amazônia”, no Espaço Acolher, em prol das meninas e mulheres vítimas de escalpelamento no estado do Pará. No evento também estiveram presentes seus familiares, gestores, profissionais e parceiros da causa.

“O objetivo do evento é fazer o encerramento do ano letivo do Espaço Acolher e trazer alegria às crianças dessas famílias. Arrecadamos uma quantidade boa de brinquedos e alimentos não perecíveis que essas famílias receberam hoje”, disse Socorro Silva, coordenadora estadual de mobilização social da Sespa.

O evento também simbolizou o encerramento de mais um ano de luta no combate ao escalpelamento. Na programação houve apresentação de música, teatro realizado pelas crianças escalpeladas, distribuição de brinquedos e cestas básicas de alimentos arrecadados durante a campanha de Natal.

Dos 144 municípios paraenses, as 21 localidades com maior incidência de casos são Abaetetuba, Afuá, Anajás, Bagre, Barcarena, Breves, Cametá, Chaves, Curralinho, Igarapé-Miri, Juruti, Limoeiro do Ajuru, Melgaço, Moju, Muaná, Oeiras do Pará, Oriximiná, Gurupá, Portel, Prainha e São Sebastião da Boa Vista. Nos anos anteriores, dez casos foram registrados em 2013 e onze, em 2014. Neste ano, dez casos foram confirmados até o mês de dezembro. 

Trabalho - O Espaço Acolher é uma casa de acolhimento criada pela Santa Casa com o objetivo de hospedar pacientes vítimas de escalpelamento, oriundos de municípios distantes e que necessitam passar por acompanhamento durante a continuidade do tratamento. Para Rosângela Monteiro, presidente da Santa Casa, o evento é um momento de congraçamento e solidariedade que faz parte do espírito natalino. “Hoje estamos aqui trazendo carinho, uma palavra de amor, o lúdico, a música, uma programação alegre para acalentar a dor dessas vítimas de escalpelamento”, disse.  

Para assegurar que as vítimas continuem os estudos durante o tratamento no Espaço Acolher, a Secretária de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Fundação Santa Casa, executa a Classe Hospitalar, que assegura a educação em todos os níveis de educação básica e na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) para esses pacientes e aos acompanhantes das vítimas.

O acidente com escalpelamento é um tipo de agravo muito recorrente no Pará, cujas características geográficas contribuem para que a população utilize as embarcações como meio de transporte principal, sobretudo às proximidades de festas religiosas e períodos de férias escolares. Grande parte das vítimas é oriunda dos municípios do Arquipélago do Marajó e do oeste paraense. O evento contou com o apoio de diversos parceiros como a secretária de estado de Integração de Políticas Sociais, Izabela Jatene e o coordenador do Unicef em Belém, Fábio Morais.