Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DETRAN

Projeto “Transitando nos Bares” alerta motoristas no centro de Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/12/2015 09h35

A Coordenadoria de Educação do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizou o lançamento do projeto “Transitando nos Bares” na noite desta sexta-feira (18), em diversos bares do centro de Belém. Durante a Operação Verão 2015, no mês de julho, uma equipe de agentes educadores também percorreu estabelecimentos comerciais localizados ao longo da orla das praias do Maçarico e Atalaia, no município de Salinópolis, nordeste do Pará, com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos da combinação álcool e direção de veículos.

A ação educativa ocorre por meio de uma abordagem descontraída aos frequentadores de bares. Os agentes educadores orientam e informam as pessoas sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool e, em seguida, as convidam para realizar, de forma espontânea, o teste do “bafômetro”.

O coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Mário Diego Valente, explicou que o projeto foi pensado e elaborado logo após a entrada em vigor da chamada Lei Seca (Lei 11.705, de 2008) e sua posterior alteração em 2012. “Este projeto foi pensado para ser executado como uma extensão da Operação Lei Seca e sua atuação é voltada para a conscientização da sociedade, visando contribuir para a redução dos índices de acidentes e mortes no trânsito. Nosso trabalho nas ruas e nos bares objetiva sensibilizar a população-alvo da campanha, no sentido de que o cidadão adote práticas seguras e uma cultura de prevenção de acidentes no trânsito”, destacou o coordenador.

Ele também informou que o projeto piloto do “Transitando nos Bares”, iniciado em julho no município de Salinópolis, obteve resultados positivos, na medida em que as pessoas abordadas demonstraram ser favoráveis à ideia central da campanha. “Além disso, os proprietários dos estabelecimentos visitados demonstraram interesse na proposta do projeto. No total, conseguimos alcançar 3.040 pessoas e realizar 398 testes educativos com o etilômetro”, frisou Valente.

Nas ações do projeto, técnicos e agentes de educação da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran realizam abordagens educativas, interagindo com o público que frequenta os bares em locais previamente escolhidos. Os agentes distribuem materiais educativos (folderes, panfletos, adesivos e cartazes) e informações sobre fatores de risco no trânsito, principalmente envolvendo álcool e direção.

O público também é incentivado a escolher o motorista da vez ou motorista pai d'égua, pessoa que se propõe a não ingerir bebida alcoólica e que ficará responsável em conduzir os amigos que estão bebendo. Além disso, são apresentados os procedimentos realizados durante operações de fiscalizações no trânsito e as penalidades determinadas pela legislação, no caso de o condutor ser flagrado dirigindo sob efeito de álcool.