Tocha paralímpica passará por Belém em 2016
A capital paraense, Belém, foi a cidade escolhida na região Norte para receber o Revezamento da Tocha Paralímpica Rio 2016. A decisão foi divulgada na última semana durante a cerimônia de apresentação da tocha paralímpica no Rio de Janeiro. O evento foi realizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O revezamento será realizado em uma cidade de cada região do Brasil (Brasília, São Paulo, Belém, Natal e Joinville) a partir do dia 1º de setembro de 2016. A tocha ainda percorrerá a cidade do Rio de Janeiro no dia 6, ficando por lá até a cerimônia de abertura dos jogos, no dia 7 de setembro.
O nadador e hexacampeão paralímpico Clodaldo Silva, que carregou a tocha nos jogos de Londres, em 2012, e também no Pan do Rio de Janeiro, em 2007, disse que o momento do revezamento é emocionante e pediu que ele seja aproveitado para incentivar políticas de acessibilidade no país.
Em Belém, a professora Ana Glória Guerreiro, coordenadora do NEL (Núcleo de Esporte e Lazer da Secretaria de Educação do Estado - Seduc), comemora a notícia e fala da importância deste evento para destacar a capital paraense no cenário da Paralímpiada mundial.
“Este é o reconhecimento do trabalho que o Estado tem feito para seus atletas paralímpicos, principalmente nas paralímpiadas escolares. Os atletas paraenses tem se destacado bastante nas competições nacionais e internacionais. Será uma grande honra para todos nós participar dessa cerimônia”, destaca a professora.
Até o momento dois paraenses estão confirmados para participar dos jogos no Rio de Janeiro: José Márcio da Silva e Fátima Rodrigues Alves, ambos atletas do goalball que já estão em Niterói treinando para 2016.
No Pará, ao todo, 78 estudantes participaram da última edição das paralímpiadas escolares no Pará, que frequentemente revela talentos como Márcio, Fátima ou mesmo o campeão paralímpico Alan Fonteles.
Segundo a organização dos jogos, o percurso nas cidades escolhidas ainda está sendo definido, assim como as 700 pessoas que participarão do revezamento. Parte dessas vagas será escolhida pelos patrocinadores.
O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, aproveitou a apresentação da tocha para convocar os brasileiros a prestigiar o revezamento e os atletas durante a competição. "A gente quer conectar todo o Brasil. Conectar os 200 milhões de brasileiros aos atletas".
Selo – A Agência Filatélica dos Correios, em Belém, lançou na manhã deste sábado, 19, os selos postais especiais alusivos aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que serão realizados no Rio de Janeiro, em 2016. O evento reuniu os colecionadores de selos e moedas e os paratletas do Clube All Star Rodas de basquete em cadeira de rodas. O paratleta Davi Pontes carimbou o selo paralímpico que traz a figura do Tom, personagem criado para ser o mascote dos jogos. Já o filatelista Marcelo Correa carimbou o segundo selo com a imagem do personagem Vinicius.
Mais de um milhão de exemplares já estão em circulação por todo o País. As moedas alusivas aos jogos serão lançadas somente em 2016 e serão comercializadas pelo Banco do Brasil com preços variados. As moedas serão cunhadas em ouro, prata e bimetálica e não vão entrar em circulação.
(Com informações da Agência Brasil e Ascom Seel)