Concerto do projeto Natal D'Água emociona moradores de São Caetano de Odivelas
Encantada com as canções que falam da magia do Natal, a professora Maria Neuza Souza, 52, moradora do município de São Caetano de Odivelas, nordeste do estado, não escondeu a emoção ao presenciar a estrutura que foi montada para receber o concerto natalino do projeto Natal D’Água em seu município. “É muito lindo e interessante, a gente precisa disso, desenvolve a cultura nos jovens, nas crianças. Eu só tinha visto algo assim na capital, e agora vendo bem de perto na nossa cidade é maravilhoso. Estou emocionada”, contou Maria Neuza ao ouvir a canção “Então é Natal”.
Além da professora, centenas de pessoas estiveram presentes na Praça Centenária de São Caetano de Odivelas na noite deste sábado (19) para prestigiar o terceiro e último concerto do Natal D’Água deste ano. No palco montado em frente à prefeitura, o espetáculo contou com a participação do coral da Casa Civil, que foi acompanhado da Belém Pop Orquestra, regida pelo Maestro Tinoko, e dos solistas Leo Menezes, Gigi Furtado, Murilo Guerra e Patrícia Oliveira, que fizeram a alegria, principalmente, da criançada.
Criado em 2011 pelo Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), do governo do Estado, o projeto Natal D'Água conta com o apoio de empresas e da sociedade civil para atender várias famílias em vários municípios do Estado, principalmente as ribeirinhas. Em 2015 o projeto deve atender cerca de 100 mil pessoas. O projeto segue até o fim do mês, em comunidades e ilhas de 16 municípios: Abaetetuba, Acará, Ananindeua, Barcarena, Bragança, Cachoeira do Arari, Igarapé-Miri, Inhangapi, Marituba, Melgaço, Soure, Salvaterra, Santa Bárbara do Pará, São Caetano de Odivelas, São Miguel do Guamá e Belém.
Pelo terceiro ano consecutivo o Natal D’Água tem parceria, também, da organização não governamental (ONG) Rede Solidária, responsável por levantar fundos para adquirir os alimentos e brinquedos para o projeto. “O ano de 2015 foi um ano mais que especial, porque nós conseguimos vários parceiros, e focamos no Natal D’Água, nossa maior ação. Com esse projeto a gente leva solidariedade, amor e felicidade por todos os cantos desse estado, e agora levando música de qualidade, levando o espírito natalino e espalhando o amor pelas pessoas”, disse Ellen Guedes, diretora social da Rede Solidária, durante a apresentação da orquestra. “Quando entregamos um brinquedo, uma cesta básica e você recebe aquele abraço, é o que nos motiva e o que nos dá força para dar encaminhamento num projeto como este”, complementou a diretora social.
O agricultor Nielson Martins, morador da zona rural de São Caetano de Odivelas, foi prestigiar, pela primeira vez, um concerto natalino. “É muito importante essa vinda, porque as crianças interagem e conhecem mais sobre o que é o Natal, e para nós adultos que nunca tivemos a oportunidade de assistir a um espetáculo como esse, é gratificante. Isso é o espírito do Natal. Eu fico muito feliz, o projeto veio para abrilhantar nosso município”, disse.
Em 2014 o Projeto Natal D’Água arrecadou mais de 140 toneladas de alimentos, que beneficiaram mais de 14 mil famílias e cerca de 60 mil brinquedos para crianças carentes. Durante os cinco anos de projeto, já foram arrecadados mais de 500 toneladas de donativos e mais de 200 mil brinquedos.