Semu entrega certificado de conclusão de curso para mulheres da Grande Belém
Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) promoveu cerimônia de entrega dos certificados do projeto 'Qualifica Mulher' em parceria com a UFPA
Foi uma manhã repleta de emoção e depoimentos fortes na Secretaria de Estado das Mulheres, durante esta quarta-feira (15), durante a entrega do certificado de conclusão do curso de Informática para a turma de concluintes. A secretaria preparou uma mesa com café da manhã, e promoveu sorteio de brindes para os alunos do curso que registrou cem por cento de frequência.
A dona de casa Edna de Lima, de 55 anos, moradora da Augusto Montenegro, afirmou que jamais poderia deixar de perder a oportunidade. "Foram dias desafiadores, para mim, por conta da logística para chegar na aula. Eu confesso que não queria vir porque achava que só iria encontrar jovens e que não seria um ambiente para mim, tanto que quem fez minha matrícula foi a minha filha", contou a dona de casa.
Dona Edna ressaltou também que, o ambiente vivenciado com as colegas de curso e toda a equipe da secretaria, foram fundamentais para que ela continuasse nessa jornada de aprendizado. "As aulas foram maravilhosas, nossa turma era bem diversificada e isso também nos deu a oportunidade de aprender coisas novas, além da informática. Não posso deixar de agradecer também a toda equipe da secretaria que sempre foi muito acolhedora e nos atendeu com muito carinho e dedicação. Hoje estou muito orgulhosa dessa minha conquista, me sinto muito privilegiada", disse emocionada a dona de casa segurando o seu certificado.
"Estamos vivendo aqui uma quebra de paradigmas com a conquista dessas mulheres. Nós sabemos que isso é um passo para uma grande transformação na vida de cada uma delas. E, para nós, é um momento de muita alegria por estarmos aqui entregando esses certificados", disse Antônia Aleixo, diretora de Autonomia Econômica e Políticas Transversais da Semu.
A titular da Semu, Paula Gomes, ressaltou a importância da parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) que, por meio do Instituto de Tecnologia (ITEC), vem realizando a capacitação e garantindo a inclusão digital.
"Estamos felizes com a parceria desenvolvida com o ITEC. Hoje, mais uma vez, estamos colhendo bons frutos e, certamente, vamos continuar nessa colheita. Poder oferecer esse certificado com a qualidade de ensino da Universidade Federal do Pará é valoroso para a secretaria e para as mulheres. Certamente isso abrirá muitas portas para cada uma delas", afirmou a secretária Paula Gomes.
Inclusão Digital
O projeto "Qualifica Mulher" busca promover a autonomia financeira, a partir da qualificação de meninas e mulheres paraenses. Desta vez, o projeto atendeu 100 mulheres da região metropolitana de Belém, com o curso de informática básica.
As aulas foram ministradas na secretaria em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Instituto de Tecnologia (ITEC).