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Usuários e acompanhantes têm seus direitos garantidos pela assistência do HGT

Somente em 2023, foram realizados mais de quatro mil atendimentos na unidade hospitalar

Por Governo do Pará (SECOM)
15/05/2024 20h34

Com uma média mensal de 340 atendimentos, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), localizado na região de Integração do Tocantins, têm no trabalho dos assistentes sociais um aliado fundamental na garantia de direitos e deveres na promoção da igualdade, por meio de acolhimento, suporte e orientação aos pacientes e suas famílias.

Somente em 2023, foram realizados mais de quatro mil atendimentos na unidade hospitalar. Entre os serviços oferecidos, estão o acompanhamento de óbito interno e externo, acompanhamento familiar e de transferência externa, mediação de conflitos, escuta qualificada e acolhimento social. Complementando esses números, no primeiro trimestre de 2024, já foram realizados 725 atendimentos.

 A assistente social Denilza Mourão explica que em uma unidade hospitalar é fundamental assegurar que todos tenham acesso aos seus direitos básicos, independentemente de sua condição socioeconômica, gênero, raça ou origem.

“Nosso trabalho é pautado no acolhimento, na defesa e garantia dos direitos sociais para o enfrentamento das desigualdades. Sempre buscamos soluções que possam melhorar a vida dos nossos usuários. É gratificante ver o impacto positivo que podemos gerar ao acompanhar de perto as histórias e necessidades de cada indivíduo. Cada atendimento é uma oportunidade de transformação e de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, frisou a profissional.

Reconhecimento - A usuária Ana Chagas, 34 anos, agradeceu o atendimento recebido no HGT. "Hoje, precisei de orientação sobre a internação da minha mãe, e fiquei muito feliz com o cuidado e a dedicação com que fui tratada. Os profissionais não só me ajudaram a resolver o que eu estava precisando, como também ofereceram apoio e me orientaram sobre como lidar com a situação. Não é a primeira vez que preciso de para garantir que os direitos dos pacientes sejam garantidos. A equipe está de parabéns", disse a usuária.

Serviço social- No HGT, o setor é engajado em projetos de educação em saúde e conscientização, promovendo igualdade e combatendo o preconceito e a discriminação, junto com a equipe multidisciplinar, incluindo médicos, enfermeiros e psicólogos, para garantir um atendimento integral e humanizado. Por meio de palestras, oficinas e atividades com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre questões sociais relevantes”.

O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços por meio da Central de Regulação Municipal, e os de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Está localizado na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.

Texto: Andrey Silva – Ascom/HGT