Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Projeto Pará Florestal impulsiona produção de mudas e mecanização agrícola em Rondon do Pará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/12/2015 12h44

Vinte e duas mil sementes de Paricá, espécie florestal nativa, foram plantadas durante o primeiro mutirão de produção de mudas na comunidade de Primavera I, em Rondon do Pará, promovido de 16 a 19 de dezembro. A ação integra o Projeto Pará Florestal, desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), via convênio firmado com o Sindicato dos Produtores Rurais de Rondon do Pará e com apoio da Prefeitura Municipal, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e de empresas florestais que beneficiam essa espécie no município.

As mudas provenientes dessa semeadura devem estar aptas ao plantio definitivo até meados de fevereiro de 2016. A comunidade Primavera foi beneficiada com um viveiro de mudas, no padrão do Ideflor-Bio (estrutura metálica), nas dimensões 18 x 24 metros. O projeto tem como objetivo promover a recuperação de áreas alteradas e degradadas através do cultivo da espécie, associada a culturas anuais, como mandioca e milho, além de espécies frutíferas. É o que se chama de Sistema Agroflorestal (SAF).

Segundo Cleberson Salomão, gerente da regional Marabá, o Paricá foi escolhido por ser uma espécie demandada pela indústria de laminados e compensados, que tem forte atuação naquela área. “O Paricá é uma espécie nativa, de crescimento rápido e que se desenvolve muito bem nos solos da região”, explica. Quinze famílias de agricultores familiares serão beneficiadas diretamente pelo projeto e terão apoio para cultivar até dois hectares da espécie. As áreas serão mecanizadas e corrigidas com calcário disponibilizado pelo Ideflor-bio.

Por meio do convênio, as áreas disponibilizadas pelas famílias para a implantação dos SAF’s já começam a ser mecanizadas, com a prática de destoca e enleiramento. Posteriormente, serão promovidas a aração, gradagem e distribuição de calcário, com o apoio da Prefeitura Municipal, que disponibilizará trator e implementos. “As famílias têm se mostrado bastante confiantes no sucesso do projeto e têm participado ativamente das atividades planejadas pelo Ideflor-Bio e pelo Sindicato dos Produtores de Rondon”, comemora Salomão.

Segundo o presidente da Associação dos Produtores da Comunidade Primavera I, Noeme Antônio Rodrigues, que também é beneficiário do projeto, a iniciativa representa muito para a comunidade, especialmente por oferecer às famílias mais uma alternativa de renda e promover a redução do passivo ambiental. “As entrelinhas de cultivo do Paricá serão muito bem aproveitadas com as culturas agrícolas de domínio da comunidade, que são a mandioca (principalmente) e o milho”, conclui Noeme.