Cohab entrega mais 18 unidades habitacionais do Taboquinha
Mais dezoito famílias foram contempladas com unidades habitacionais no Residencial Taboquinha, em Icoaraci. A entrega, ocorrida na manhã desta terça-feira, 22, contou com a participação do secretário de Planejamento do Estado, José Alberto Colares, e da presidente da Companhia de Habitação do Pará, Lene Farinha.
Gisele Cristina Pires de Freitas foi uma das moradoras da Comunidade Cubatão contemplada com uma unidade habitacional. Ela recebeu a chave da casa nova das maõs dos técnicos da Cohab, órgão responsável pelas obras do empreendimento, que integra os projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
“Quando eu soube que iríamos receber o apartamento começou a passar um filme na minha cabeça, porque vínhamos enfrentando vários problemas. Nossa casa está deteriorada e quando chove, alaga tudo. Minha filha mais velha é asmática e adoece com freqüência. Esse apartamento foi um presente de Deus para minha família, porque nossa casa não ia agüentar mais esse período chuvoso”, declarou.
Estelita França Portal também não escondia a felicidade. Originalmente, era a mãe dela quem constava do cadastro social para receber o apartamento, mas diante de seu falecimento, Estelita foi quem acabou sendo beneficiada. A casa onde a família mora deverá ser removida para a abertura de uma nova frente de obras na Comunidade Cubatão. “Pra mim é um sonho que se realiza. Eu cuidava da minha mãe, mas sabíamos que teríamos que sair de lá. A casa fica perto do igarapé, e por conta disso até nosso banheiro já estava desabando. As condições realmente não eram boas, mas agora eu já estou até planejando como arrumar minha nova casa, e iniciar o ano com tudo novo. Esse foi o meu melhor “presente de Natal.”
Para o titular da Seplan, José Colares, a entrega de hoje representa o compromisso da gestão estadual com a inclusão social, que tem como um dos fatores essenciais a garantia de moradia digna. "Uma obra como essa, tão esperada, e que possibilita a concretização dessas prioridades, dá a medida exata do nível de comprometimento do governo com essa premissa, a despeito de todos os problemas impostos pela crise que afeta as administrações em todos os níveis."
Segundo Meriane dos Santos, que mora há 27 anos na comunidade Cubatão e cuja residência também se encontrava em condição bem precária, a nova moradia representa “um presente de Deus". "Nas minhas orações eu sempre pedia que Deus me desse condições de ter uma casa boa, onde minha família pudesse viver com um pouco mais conforto”, lembrou a dona de casa, que tem um filho de 12 anos.
A Cohab já entregou 566 unidades habitacionais, de um total de 978 previstas para o empreendimento, hoje com 63% das obras executadas. Os apartamentos tem 39 metros quadrados, compostos de sala, cozinha, dois quartos e banheiro. A conclusão dos serviços está prevista para dezembro de 2016. O Projeto Taboquinha contempla, além da construção das unidades habitacionais, a urbanização de toda a área externa do residencial, com pavimentação de vias, implantação de rede de esgoto, drenagem pluvial e de abastecimento de água, estação de tratamento, centro comunitário e áreas de lazer. O projeto inclui, ainda, a recuperação do igarapé do Cubatão, para que os pescadores da área possam retomar suas atividade.