Escola de Governança do Pará é a primeira do Norte a integrar Conselho Federal
Criada em 2003 para ser um espaço de capacitação e desenvolvimento dos servidores estaduais e municipais, a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) passa a ser a primeira Escola de Governança da região Norte a integrar o Comitê Gestor da Rede Nacional das Escolas de Governo. O posto foi alcançado através de uma votação realizada durante o XI Encontro Nacional de Escolas de Governo, realizado este mês, em Brasília. Dos nove Conselhos Estaduais presentes, sete votaram pela inclusão da Escola de Governança do Pará no Conselho Federal. Além da Escola do Pará, apenas mais duas Escolas Estaduais participam do Conselho: a da Bahia e a do Mato Grosso do Sul.
Dois projetos da EGPA foram decisivos para essa escolha: o Programa de Municipalização, que só nesse ano de 2015 levou formação para mais de 30 municípios, em parcerias com as prefeituras locais; e a plataforma de educação à distância. Através desses cursos online, a Escola de Governança Pública do Estado do Pará alcançou a marca de 40 mil acessos, de 42 municípios diferentes, à base de educação à distância. Isso tudo, em apenas seis meses. ”Através dessas duas ações, mostramos o alcance da nossa Escola. Conseguimos levar qualificaçãeescoo aos quatro cantos do estado, de forma abrangente”, destaca Ruy Martini, diretor geral da EGPA.
Além da visibilidade nacional para a Escola de Governança, com a inclusão do órgão no âmbito Federal, os servidores também serão beneficiados diretamente. Cerca de 280 novos conteúdos de cursos online serão oferecidos em 2016, através da cooperação com as demais instituições de ensino para servidores espalhadas pelo Brasil. Com a sua legitimização de alcance nacional, a EGPA vai passar a receber novos cursos. “Uma das nossas metas para 2016 é a implantação de projetos piloto na linha de políticas públicas e assistência. Três cursos serão oferecidos na região Norte durante o primeiro semestre e, posteriormente, em todo o país” informa Reynan Abreu, Coordenador do Núcleo de Capacitação de Recursos da EGPA.
Ao integrar o Conselho Federal de forma pioneira na região, a Escola de Governança Pública confirma a importância de seu alcance em todas as áreas. Diferente de algumas Escolas Estaduais de Governo que se especializam em determinados assuntos, a EGPA foi a única do Brasil que no último ano atuou nos cinco grandes eixos: Saúde, Segurança, Educação, Assistência e Governança. “Este assento no Conselho Federal valoriza a importância que o Governo do Estado dá à formação do servidor público”, conclui Ruy Martini.