Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

"Bravissimo" leva luz e som ao Museu do Estado em última apresentação de 2015

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/12/2015 13h16

O ultimo concerto do ano do projeto "Bravíssimo! Natal de Paz, Museu de Luz" levou centenas de pessoas até o Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP) na noite desta quarta-feira, 23. O espetáculo, que une luz e som, é uma iniciativa do Governo do Estado do Pará por meio da Secretaria de Estado de Cultura e do Sistema Integrado de Museus. 

O encerramento do programa, neste ano, contou com a participação de 60 artistas, entre eles, Salomão Habib, Orquestra Quorum e Coro Eduardo Nascimento, além da participação especial da Soprano Simone Serruya, da Mezo Soprano Rita Gonçalves e do Coro Infantil Itacy Silva. O concerto teve voz e produção de Sergio Lobato e arranjos de Gabriel Lima e Serguei Firsanov.

Atenta às músicas, a pequena carioca Yasmin Guimarães, 12, ficou encantada com o que viu. Ela que veio à Belém pela primeira vez, não pôde esconder sua admiração pela música e pela cidade.“Eu estou gostando bastante, e Belém é muito linda. É minha primeira vez aqui e é legal porque eu nunca passei o natal com a minha família. Viemos para cá para passear e assistir esse espetáculo é maravilhoso”, disse Yasmin.

Encantado também com o que foi preparado para a ultima apresentação do Bravíssimo, o técnico em petróleo e gás, Ribamar Cavalcante, 65, compareceu com toda família “Eu achei excelente. É uma maneira de formarmos um mundo melhor, uma consciência de educação melhor. Seria uma ferramenta muito boa para crianças e jovens, investir em educação e arte. Isso é a chave para formarmos mais cidadãos conscientes”, opinou.  

O estatísitico Marco Aurélio Soares, 42, ao ver a filha participando, cantando da fachada do MHEP, se diz um grande incentivador da cultura. “Minha filha faz parte do coro infantil do Carlos Gomes e sempre incentivamos isso. Eu acho muito importante, ainda mais nessa época do ano nos ajuda a ficar com o espírito mais brando, e iniciativas como essa deveriam ser mais constantes na nossa cidade”, disse.

Para um dos organizadores e diretor do MHEP, Sérgio Melo, o momento foi de agradecer. “O objetivo principal sempre é agradecer, pois acredito que é desta forma que valorizamos a 'prata' da casa, os nossos músicos e a nossa cultura. Cumprimos aqui nosso dever”, avaliou.

O projeto tem o objetivo de levar gratuitamente música das mais variadas categorias ao público paraense, aproximando a população do Centro Histórico de Belém com o Museu, o que garantiu um grande sucesso de público durante as 15 apresentações de 2015. O evento final deste ano também teve caráter beneficente. Desta vez, as pessoas puderam doar um quilo de alimento não-perecível para o Abrigo João de Deus. Para 2016, o projeto promete grandes novidades. Dois concertos ao ar livre já estão confirmados, um no Forte do Castelo e outro no Mercado do Ver-o-Peso.