Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Operação Boas Festas garante tranquilidade no centro comercial de Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/12/2015 18h43

Desde o último dia 9, as ações da Operação Boas Festas garantem mais tranquilidade para quem faz as compras de fim de ano em Belém. Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o trabalho preventivo e repressivo, voltado à segurança da população que circula nas áreas comerciais, segue até o dia 4 de janeiro. Trabalham na operação cerca de 300 policias militares, divididos em três turnos.

Para quem trabalha no centro comercial, é satisfatório ver o reforço da polícia nesta época do ano. “Eu me sinto seguro, claro, com policiais fazendo ronda com frequência. Trabalho há mais de dois anos no comércio, e a presença deles aqui facilita até para nosso cliente se sentir mais protegido na hora das compras. As pessoas passam a ver o comercio mais seguro”, disse Vitor de Souza Lisboa, 20 anos, que trabalha como vendedor em uma loja de confecções na Avenida Presidente Vargas.

A Segup estreia nesta operação os novos veículos que chegaram este mês para reforçar a frota do sistema de segurança. São caminhões usados para o transporte da tropa do Batalhão de Polícia de Choque da PM; dois ônibus com proteção frontal, lateral e traseira, usados em casos de distúrbios civis, dotados de equipamento para transporte de animais (cães), canhão d’água, com refrigeração e saídas alternativas para o desembarque rápido e fácil dos policiais em caso de ação tática imediata; um micro-ônibus do programa “Crak: é possível vencer”, duas viaturas e duas motocicletas.

“É uma maneira também de mostrar à população que estamos presentes e prontos para atender a todos, seja a pé, em bicicletas, motocicletas ou viaturas”, afirma o capitão PM Alan Sulivan, comandante da 1ª Área de Integração de Segurança Pública, responsável pelos bairros da Cidade Velha, Campina e Reduto. Ele destaca ainda as novas estratégias da operação neste ano para combater o crime. “Desde o ano passado a gente vem implementando novas ferramentas e parcerias com os lojistas, e este ano fizemos uma capacitação com eles. Os comerciantes orientam as pessoas que vêm até o comércio sobre prevenção de crimes”.

O operador de máquinas Robison das Neves Castro, 24 anos, prefere fazer compras no centro comercial da cidade, pela qualidade e preço baixo. Ele se sente mais seguro e tranquilo ao ver mais policiais atuando nessas áreas. “Sempre venho ao comércio, porque acho tudo mais barato, e agora sou surpreendido com tanto policial na rua, me sinto mais seguro, com certeza”, reforça.

Nos fins de semana, policiais militares que atuam no trabalho administrativo integram a operação “Fecha quartel”, bem como os integrantes das unidades escolares da corporação, que ajudam a garantir a segurança da população, inclusive nas áreas de portos e no entorno da estação rodoviária da cidade.

Além da Polícia Militar, a operação mobiliza agentes da Polícia Civil, Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e Centro Integrado de Operações (Ciop). A Polícia Civil atua com as unidades de policiamento do Comércio, Jurunas e Cremação, e ainda instalou uma unidade móvel na Praça da República, que, no horário de 9h às 21h, faz registro de ocorrências.