Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Militares e civis contribuem para o estoque de sangue do Hemopa

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/01/2019 17h37

Em comemoração aos 50 anos da “Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém”, completados no dia 8 de janeiro, a Marinha do Brasil realiza campanha de estímulo à doação de sangue na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). A ação solidária tem como tema “ARMBe – 50 anos, 50 litros”, tendo como meta a doação de 50 litros de sangue.

Apesar de o aniversário ser da Rádio, a corporação está mobilizando todo o Distrito Naval para contribuir com o máximo de voluntários possíveis. A campanha intensificará as doações ao longo do mês de janeiro, culminando no dia 23, com o “Dia D”.

Nesta quinta-feira (17), a sede do hemocentro recebeu um grupo de 60 militares, divididos nos turnos da manhã e tarde. A ação vai contribuir, decisivamente, para o reforço do estoque de sangue para atender a demanda transfusional da rede hospitalar pública e privada.

O Dia D da campanha vai contar com a presença do comandante da Rádio, o Capitão de Corveta Guilherme Almeida Matos de Carvalho, e o comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho.

A Marinha do Brasil é parceira constante da Fundação Hemopa, realizando diversas campanhas de doação de sangue ao longo do ano. Em outubro do ano passado, por exemplo, ocorreu a “I Jornada de Doação de Sangue das Forças Armadas”, reunindo pela primeira vez a Marinha, Exército e Aeronáutica em uma única ação solidária.

Campanha externa – Paralelamente, o Hemopa, por meio da Gerência de Captação de Doadores (Gecad), elabora campanhas externas com a Unidade Móvel em pontos estratégicos da cidade. Na quinta-feira (17), a ação ocorreu na Avenida Presidente Vargas, em frente ao banco do Brasil, de 8h às 14h. A campanha, que mobiliza toda a sociedade a fazer esse gesto de amor à vida, se estenderá até esta sexta-feira (18).

O vigilante Roberto Afonso de Souza, 47, foi um dos voluntários da campanha. “Estava assistindo a TV e o apresentador comentou sobre o estoque de sangue do Hemopa, e resolvi doar. Me sinto muito bem em estar fazendo o bem ao próximo”, ressaltou ele, que tem a tipagem sanguínea O Positivo e salva vidas há 11 anos.

A ação também motivou a atitude solidária do autônomo Walter Ferreira da Costa, 22, que foi encorajado a doar sangue pela primeira vez. “Moro em Bragança e estou a passeio em Belém. Sempre tive vontade de doar sangue, mas na minha cidade ainda não faz coleta. Estava passando e vi a unidade do Hemopa, e aproveitei para ser doador de sangue. Me sinto muito feliz por realizar esse sonho”, ressaltou, o agora doador de sangue.

Para ser um candidato à doação de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Homens podem doar com intervalo de dois meses e mulheres, a cada três meses.

Serviço: As doações de sangue também podem ser feitas no Hemocentro e na Estação de Coleta Castanheira, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h30, e aos sábado, de 7h30 às 17h. Há ainda a Estação de Coleta Pátio Belém que funciona de segunda a sexta-feira de 10h às 17h. E na última semana de cada mês, a Unidade Móvel está na Estação Cidadania de Icoaraci, de 8h às 13h.

Mais informações: 08002808118/3110-6500.